Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Grupo Jazz das Minas se apresenta pela primeira vez em Nova Friburgo neste sábado

No Sesc, banda feminina explora a afro-brasilidade, improvisação e autenticidade musical

Por Eliandra Bussinger
07/03/25 - 10:34
Grupo Jazz das Minas se apresenta pela primeira vez em Nova Friburgo neste sábado Com 'jazz de terreiro', banda carioca promete uma noite divertida e cheia de música | Foto: Divulgação

A banda carioca Jazz das Minas fará sua estreia em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, neste sábado, 8, às 20h.

No palco do Sesc, o grupo de afro-samba-jazz, formado apenas por mulheres, promete uma noite envolvente, com muita música e referências que vão de Ella Fitzgerald, Billie Holiday, e Nina Simone até Elza Soares, Alcione e Beth Carvalho.

Temos raízes na música afro-brasileiro com uma pegada de jazz, temos chamado de jazz de terreiro. Uma música com influência da religião de matriz africana, das claves, do candomblé com uma roupagem de jazz através da instrumentação e improvisação(...) Somos uma grande banda de mulheres que improvisam e que falam sobre feminilidade, ressalta Maíra Freitas, diretora musical, instrumentista e cantora do grupo.

Liderada por Maíra, filha do cantor e compositor Martinho da Vila, a banda começou como um quarteto, em 2019, em Luanda, na Angola.

Hoje, com ela, são nove mulheres no palco: Mônica Avila (sax e flauta), Katia Preta Nascimento (trombone), Sara Leite (trompete), Flavia Belchior (bateria), Rapha Morret (percussão), Cris Ariel (guitarra), Samara Líbano (violão), Laila Aurore (cavaco) e Paula Pardón (baixo).

Todas contribuem e têm solos, poemas e seu momento especial no show, que reflete a personalidade de cada uma. Quando estamos tocando entre mulheres é sempre mais leve. Não tem clima de competição. É uma levantando a bola da outra, se divertindo e fazendo música!, explica.

Negritude e feminilidade fazem parte do repertório de canções e poesias do Jazz das MinasNegritude e feminilidade fazem parte do repertório de canções e poesias do Jazz das Minas | Foto: Divulgação

Em turnê pelo interior do Rio de Janeiro através do projeto Sesc Pulsar, o grupo chega a Nova Friburgo no Dia Internacional da Mulher, celebrado neste sábado, 8 de março.

A expectativa é um espetáculo animado, que mistura novas tendências com músicas tradicionais, explorando gêneros, formas e toda a expressividade da música. Quem quiser aproveitar esse encontro pode comprar o ingresso na bilheteria do Sesc da cidade.

As entradas são vendidas a partir de R$ 5, para quem possui credencial plena do Sesc, até R$ 15 (inteira).

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.