MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Incêndios seguem devastando florestas e áreas de preservação ambiental em Nova Friburgo

Cenário é desolador no Pico da Caledônia, região de grande biodiversidade que abriga nascentes do município

Por Erika Amaral
04/10/24 - 12:05 Atualizada em 07/10/24 - 13:53

O município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, continua sofrendo com incêndios florestais. Apenas nessa última semana, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) atendeu a três ocorrências em diferentes localidades.

De acordo com a corporação, o incêndio de maior proporção foi registrado na estrada de acesso ao Pico da Caledônia. Este incêndio ocorreu novamente em área do Parque Estadual dos Três Picos e equipes de guarda-parques também ajudaram a debelar o fogo, que teve início por volta das 11h e só foi controlado às 22h da última quarta-feira, 2, conforme mostram as imagens do vídeo acima.

Outras ocorrências nesta semana, informadas pelos bombeiros, foram na estrada Mario Antônio Thurler, no bairro Sítio São Luís, que demorou aproximadamente quatro horas para ser controlada, e também na estrada das Oliveiras, na Fazenda Bela Vista, próxima ao centro da cidade.

A reportagem do Portal Multiplix contatou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e foi informada que, de janeiro até meados de setembro, o estado do Rio tinha 840 registros de incêndios em vegetação.

Segundo a instituição, desde 1998, a série histórica foi em 2007, com 1.369 focos, seguida pelo ano de 2014, com 1.283.

O CBMERJ também informou à reportagem que do dia 1º de janeiro até 3 de outubro, Nova Friburgo teve 400 focos de incêndios em vegetação.

No mesmo período do ano passado, foram 141 ocorrências. Em setembro deste ano foram 112 registros contra 50 em setembro de 2023.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Homem é preso após colocar fogo em mata de Nova Friburgo; bombeiros controlaram as chamas MPRJ cobra informações da Prefeitura de Friburgo e instituições sobre medidas de prevenção e combate a incêndios

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) pedem que a população denuncie casos de incêndio em vegetação para que os responsáveis sejam identificados e punidos.

As comunicações podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou pelo Linha Verde (Disque Denúncia), através do número 2253-1177 (capital). No aplicativo "Disque Denúncia Rio", os usuários podem denunciar anexando fotos e vídeos, também com a garantia de anonimato.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.