Procon-RJ descarta cerca de 247 kg de alimentos impróprios para consumo em Teresópolis
Operação 'Dedo de Deus' fiscalizou nove estabelecimentos e encontrou diversos alimentos vencidos ou mal armazenados
Uma ação do Procon-RJ descartou quase 247 kg de alimentos impróprios para consumo em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. A operação, chamada 'Dedo de Deus', ocorreu na terça-feira, 15, e na quarta, 16, nos bairros Várzea e Alto.
Os alvos eram mercados e restaurantes, segundo o Procon-RJ. No total, quatro, dos nove estabelecimentos foram autuados.
Os fiscais encontraram, entre outros produtos, carnes bovinas e suínas, linguiças, frios e até pizzas, vencidas, em ambientes sujos, mal armazenados, sem especificação de manipulação e nova data de validade.
Além dos alimentos impróprios, também foram identificados problemas estruturais nos locais visitados | Foto: Reprodução/Procon-RJ
Ainda de acordo com órgão, além dos alimentos impróprios, também foram identificados problemas estruturais, ausência do livro de reclamações do Procon e um açougue com a porta da câmara congelada quebrada.
Segundo o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, os alimentos encontrados fora da data de validade põem em risco a saúde e a vida do consumidor:
O Código de Defesa do Consumidor prevê a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos.
Cássio também falou sobre a importância de ações como essa:
Essas operações são importantes porque combatem irregularidades que afetam diretamente a saúde dos consumidores, como neste caso, em que alguns dos estabelecimentos fiscalizados estavam comercializando produtos impróprios ao consumo.
Procon-RJ
O Procon-RJ possui canais de atendimento criados para que o consumidor busque orientações, realize denúncias sobre negociações ou fiscalizações e reporte problemas relacionados a aquisições de produtos e serviços.
O consumidor pode entrar em contato com o Disque Procon-RJ através do telefone 151 ou pelo e-mail reclame@procon.rj.gov.br para receber orientações sobre quais medidas devem ser tomadas.
O Disque Procon-RJ funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!