Búzios volta a hastear Bandeira Azul nas praias de Tucuns e do Forno, mas perde selo na Azeda/Azedinha
Local ficou sem a certificação devido à qualidade da água e não há possibilidade de recurso, diz programa
![Búzios volta a hastear Bandeira Azul nas praias de Tucuns e do Forno, mas perde selo na Azeda/Azedinha](/rails/active_storage/representations/eyJfcmFpbHMiOnsibWVzc2FnZSI6IkJBaHBBaTFaIiwiZXhwIjpudWxsLCJwdXIiOiJibG9iX2lkIn19--ab3b762e8d0dabe980e80332356d1c945ca6ed2a/eyJfcmFpbHMiOnsibWVzc2FnZSI6IkJBaDdCam9MY21WemFYcGxTU0lKTVRBeU5BWTZCa1ZVIiwiZXhwIjpudWxsLCJwdXIiOiJ2YXJpYXRpb24ifX0=--225ee2b8fdfbf7a081fbd41b5290b3252f18a8c0/babz.jpg)
Duas das três praias com certificação Bandeira Azul em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, tiveram suas bandeiras hasteadas novamente na última sexta-feira, 7, depois da suspensão feita pelo júri do programa no fim do mês passado.
Após cumprir as adequações exigidas pelo Programa Bandeira Azul, as praias do Forno e de Tucuns voltaram a hastear as bandeiras. Já a Azeda/Azedinha, que por serem próximas receberam uma certificação, permaneceram sem o selo.
A Secretaria Municipal do Ambiente e Urbanismo afirmou ter cumprido, dentro do prazo determinado, todas as adaptações exigidas, como a adequação do posicionamento de guarda-vidas nas duas praias, a melhoria na acessibilidade da Praia do Forno e a instalação de placas indicando a qualidade da água.
Já a Praia da Azeda/Azedinha perdeu a certificação devido à qualidade da água, sem possibilidade de recurso, conforme destacou a assessoria do programa à nossa reportagem nessa segunda-feira, 10:
Isso não significa que a praia não possa conquistar a Bandeira Azul em futuras temporadas, mas, para 2024/2025, ela não atenderá aos critérios.
Praia do Forno precisou efetuar melhoria na acessibilidade para voltar a hastear a bandeira | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios
De acordo com o secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, o retorno das bandeiras em Tucuns e no Forno foi resultado de um trabalho conjunto entre diferentes pastas:
Através de reuniões e parcerias com a Secretaria de Segurança e Ordem Pública e com os guarda-vidas, conseguimos atender todas as exigências do programa, no prazo determinado.
A administração municipal ressaltou que a coordenadoria de guarda-vidas de Búzios mantém profissionais disponíveis nas praias do município, especialmente nas que têm o selo Bandeira Azul.
A Prefeitura de Búzios afirma que trabalhou para atender às exigências do programa, garantindo que as praias sejam exemplo de conservação e sustentabilidade, reafirmando seu compromisso com a excelência ambiental.
O Programa Bandeira Azul considera essencial a apresentação da qualidade da água na entrada das praias, bem como a presença de guarda-vidas nos locais específicos da Bandeira Azul, para garantir a segurança dos banhistas.
Sobre o programa
A Bandeira Azul é uma das certificações mais renomadas para áreas costeiras no mundo. Para conquistá-la, é preciso atender a altos padrões em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.
O reconhecimento internacional reforça o papel do Brasil como referência em sustentabilidade e turismo responsável, promovendo suas belezas naturais para um público cada vez mais consciente.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!