MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo terá 3º Fórum Democrático de Políticas Culturais no próximo sábado, 15

Evento servirá para a formulação de diretrizes para a política cultural do município

Por Erika Amaral
11/02/25 - 12:33
Nova Friburgo terá 3º Fórum Democrático de Políticas Culturais no próximo sábado, 15 Ana Clarissa Fernandes e Adenilson Honorato são palestrantes convidados do fórum | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, realizará o 3º Fórum Democrático de Políticas Culturais. O evento, aberto ao público, ocorrerá no próximo sábado, 15, das 9h às 17h, na sede do Sebrae, no Espaço Arp, localizado na avenida Conselheiro Julius Arp, nº 80, bloco 2, Centro.

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o fórum traz o tema central "Participação Cidadã como Expressão da Democracia", e "tem por objetivo ser propositivo e construtivo, funcionando como um espaço de formulação de diretrizes para a política cultural do município", disse o secretário Daniel Figueira.

Ao Portal Multiplix, Daniel explicou que pretende transformar esse conceito em ações concretas "por meio de políticas participativas, fortalecimento da governança cultural e ampliação do acesso da sociedade às decisões e aos recursos culturais".

Sobre a programação

Um dos destaques do fórum será a palestra "Desafios de uma Gestão Democrática", proferida por Ana Clarissa Fernandes, trazendo "insights" sobre os caminhos para uma gestão mais inclusiva e participativa.

Neste sentido, o secretário informou que vem "adotando um modelo de gestão transparente, participativa e descentralizada, buscando superar desafios históricos na gestão cultural e garantindo que as decisões sejam tomadas de forma coletiva e alinhadas às necessidades reais da cidade".

Confira abaixo a programação completa:

  • 9h: credenciamento
  • 9h45: apresentação de artista convidado
  • 10h: fala da Secretaria Municipal de Cultura
  • 10h15: discurso do presidente do conselho
  • 10h30: palestra "Os Desafios de uma Gestão Democrática" com Ana Clarissa Fernandes
  • 11h30: sessão de perguntas e respostas
  • 12h: intervalo para almoço
  • 14h: retorno do almoço
  • 14h30: diálogo sobre "Participação Cidadã na Construção Coletiva" com Adenilson Honorato e convidados da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
  • 15h30: sessão de perguntas e respostas
  • 16h: posse de novos conselheiros
  • 17h: encerramento

Quem são os palestrantes ?

Ana Clarissa Fernandes é graduada em produção cultural e mestra em cultura e territorialidades pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela é fundadora da Municipa Gestão Cultural, empresa que presta consultorias e desenvolve capacitações para gestores públicos sobre assuntos relacionados à gestão pública municipal de cultura.

Ana Clarissa também é produtora de conteúdo nas redes sociais da Municipa, compartilhando orientações técnicas por meio do "Mastigadinho" e do "Municipando".

Foi analista técnica de cultura, responsável pela área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM), de 2016 a 2021, tendo desempenhado papel estratégico no processo de elaboração, articulação e implementação da Lei Aldir Blanc (lei 14.017/2020), o que a consolidou desde então como uma referência nacional no segmento da gestão pública municipal de cultura.

Anteriormente, trabalhou na Secretaria Municipal das Culturas de Niterói, Região Metropolitana do Rio, atuou como produtora cultural e também desenvolveu pesquisas acadêmicas no campo da gestão e da política cultural.

Adenilson Honorato é formado em direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), servidor público, estudante de história e, atualmente, secretário de Cultura de Petrópolis, na Serra Fluminense.

Desde 2012, atua na esfera pública, com foco na democratização cultural e na educação. Com experiência como assessor especial da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, defende o acesso universal à cultura e o desenvolvimento de Petrópolis com inclusão e cidadania.

Outras iniciativas adotadas pela Secretaria de Cultura de Nova Friburgo

Para garantir que o setor se desenvolva e as demandas dos agentes culturais e da população sejam incorporadas nas políticas públicas, Daniel Figueira comentou que busca reforçar os mecanismos de escuta ativa, como o Conselho Municipal de Cultura e o próprio Fórum Popular de Cultura.

Além disso, ele afirmou que "a pasta fez a ampliação dos editais públicos e promoveu a descentralização das ações culturais, promovendo atividades e investimentos não apenas no centro da cidade, mas também nos distritos e bairros periféricos".

O secretário conta ainda que a pasta também proporciona a criação de programas de formação e capacitação para artistas, produtores e gestores culturais, fortalecendo a economia criativa e a profissionalização do setor.

Projetos da secretaria para 2025

Do mesmo modo, Daniel apontou que a secretaria está estruturando um conjunto de ações estratégicas para 2025, com foco no fortalecimento da economia criativa, valorização do patrimônio cultural e ampliação da participação da sociedade no setor cultural.

Entre as principais iniciativas que serão adotadas, de acordo com o secretário, destacam-se:

  • Expansão dos editais de fomento cultural, garantindo mais recursos e oportunidades para artistas, grupos e produtores culturais da cidade.

  • Requalificação e revitalização de espaços culturais, incluindo a reforma do Centro de Artes, do Casarão de Riograndina e a construção de um novo espaço cultural no Bairro Lazaretto.

  • Criação de programas de capacitação e formação cultural, oferecendo cursos e oficinas para fortalecer o setor e capacitar artistas e produtores locais.

  • Ampliação do diálogo com o setor privado e outras esferas governamentais, buscando novas parcerias e financiamentos para projetos culturais.

  • Promoção de eventos culturais descentralizados, levando apresentações, oficinas e festivais para diferentes regiões da cidade, democratizando o acesso à cultura.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.