MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Cabo Frio tem 30 dias para apresentar projetos de ocupação da Cabana do Pescador

Após audiência pública, famosa "Casa do Tufão", da novela "Avenida Brasil", pode ganhar caráter socioambiental

Por Rômullo Espíndola
06/02/25 - 14:49
Prefeitura de Cabo Frio tem 30 dias para apresentar projetos de ocupação da Cabana do Pescador Projetos de uso sustentável do patrimônio serão analisados por órgãos técnicos das esferas federal e estadual | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

A Praia das Conchas, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, foi palco de uma audiência pública nessa quarta-feira, 5, para debater o futuro da Cabana do Pescador, a famosa "Casa do Tufão", da novela "Avenida Brasil".

A iniciativa, promovida pelo Judiciário em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), teve como finalidade ouvir todas as partes envolvidas e explorar as possibilidades de uso sustentável do local, mesmo diante da sentença de demolição.

Ficou acordado que o governo cabo-friense tem 30 dias para apresentar projetos de ocupação que respeitem o tombamento da área e sua função socioambiental.

Após esse período, as propostas serão analisadas por órgãos técnicos das esferas federal e estadual para garantir o cumprimento das normas ambientais e legais.

O que disseram as partes envolvidas

A juíza federal Mônica Lúcia do Nascimento Alcântara Botelho, titular da 1ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia, destacou que a audiência pública foi uma oportunidade para aproximar o Judiciário e o Ministério Público da comunidade.

Segundo a magistrada, o objetivo foi demonstrar que, embora vinculados à Constituição e às leis, os órgãos têm sensibilidade às dificuldades da população e reconhecem a importância histórica do local.

Ela também ressaltou que o processo já transitou por todas as instâncias e está em fase de execução:

Se fosse simplesmente para cumprir o que já está determinado, seria apenas a demolição. No entanto, buscamos uma solução que considere o impacto social, dentro dos limites legais.

O procurador da República, Leandro Mitidieri, do MPF, ressaltou que a ação foi movida pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e enfatizou a importância de ouvir a comunidade antes de uma decisão final:

A faixa de areia e a restinga são bens da União e de uso comum da população, e qualquer construção nessas áreas representa uma apropriação indevida. No entanto, o Ministério Público Federal tem interesse em dialogar com a comunidade para encontrar um caminho dentro da legalidade.

O prefeito da cidade, Dr. Serginho (PL), afirmou que é preciso encontrar soluções que agreguem valor cultural, desde que respeitem as decisões judiciais:

Nós já estamos trabalhando em alguns projetos de ocupação da Cabana do Pescador. É fundamental definir claramente o que pode e o que não pode ser feito no local, evitando futuros problemas jurídicos.

O presidente da Associação Turística do Peró (Acetur), Anderson Aker, elogiou a Justiça Federal e afirmou que as medidas anunciadas atendem aos anseios da comunidade e do turismo de qualidade:

Vamos aguardar com ansiedade a aprovação do projeto da prefeitura para preservar a cabana e amparar a família do Jamil dos Anos, último morador do local.

A audiência contou com a participação de representantes do governo municipal, membros da sociedade civil organizada, representantes da comunidade local e do Legislativo.

Sobre o tombamento

O projeto de tombamento foi aprovado em 2022 na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por iniciativa do então deputado Dr. Serginho, atual prefeito de Cabo Frio.

O local foi tombado no mesmo ano pelo governo cabo-friense, após reivindicações de moradores do bairro do Peró e de entidades ligadas ao turismo, que pediam a preservação do imóvel construído na década de 1940.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.