Lumiar, distrito de Nova Friburgo, é reconhecido como área de relevante interesse ambiental e cultural do estado do Rio
Lei estadual destaca a importância ambiental, hídrica e cultural do distrito serrano
Já está vigorando desde a última quinta-feira, 11, a lei que reconhece o distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, como de relevante interesse ambiental, ecológico, paisagístico, hídrico e cultural do estado.
A lei nº 10.625/2024 é de autoria do deputado estadual Bruno Boaretto (PL) e foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL).
De acordo com o autor, a medida "tem por objetivo valorizar e preservar os atributos naturais, ecológicos, paisagísticos e hídricos relevantes para garantia do direito do meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem como os bens, expressões e manifestações culturais dos diferentes grupos formadores da sociedade do estado".
O deputado esclareceu ao Portal Multiplix a motivação para a iniciativa:
Conversando com alguns representantes da localidade, enxerguei a necessidade deste reconhecimento, visando, principalmente, a preservação das belezas naturais e o fomento do turismo responsável, além da valorização das práticas culturais.
Boaretto também falou à reportagem sobre a relevância da lei para a região:
A partir desta legislação, buscamos atrair mais olhares para a localidade, não só do poder público, mas também de turistas que buscam conhecer belezas naturais e culturais. A partir deste reconhecimento, Lumiar pode se destacar ainda mais no que tange o turismo ecológico e participar de calendários culturais de nosso estado.
A legislação também destaca "(...) que o distrito poderá ser objeto de proteção pelo estado, por meio de procedimentos administrativos perante órgãos competentes para a execução de política cultural e ambiental conforme legislação pertinente".
Perguntado sobre as mudanças práticas que o reconhecimento trará para a região e para a comunidade local, o autor informou:
Caminhos de investimentos podem surgir para a localidade, como a inclusão do distrito em agendas de eventos culturais, a disponibilização de recursos para a preservação ambiental e tantas outras frentes. É claro, que tudo isso depende de um olhar do governo do estado e de instituições estaduais para atrair mais investimentos para a localidade. Ou seja, a norma ajuda a facilitar a alocação de investimentos do governo do estado.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!