Prefeitura de Teresópolis lança Operação Verão 2025 para fiscalizar e orientar turistas
Cachoeira dos Frades sofre com lixo, som alto e estacionamento irregular; denunciam moradores
![Prefeitura de Teresópolis lança Operação Verão 2025 para fiscalizar e orientar turistas](/rails/active_storage/representations/eyJfcmFpbHMiOnsibWVzc2FnZSI6IkJBaHBBdUZZIiwiZXhwIjpudWxsLCJwdXIiOiJibG9iX2lkIn19--3e2c78360ca071a38949c780e925eafd157c0d1f/eyJfcmFpbHMiOnsibWVzc2FnZSI6IkJBaDdCam9MY21WemFYcGxTU0lKTVRBeU5BWTZCa1ZVIiwiZXhwIjpudWxsLCJwdXIiOiJ2YXJpYXRpb24ifX0=--225ee2b8fdfbf7a081fbd41b5290b3252f18a8c0/Cachoeira%20Vale%20dos%20Frades.jpg)
As cachoeiras das cidades da Região Serrana do Rio são atrativos bastante procurados por turistas e moradores locais durante o verão.
Contudo, muitos desses lugares sofrem degradações causadas por alguns frequentadores, como no caso da Cachoeira dos Frades, um dos cartões postais de Teresópolis.
Situada no Vale dos Frades, no terceiro distrito, o local é protegido pela Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia dos Frades e pelo Parque Estadual dos Três Picos.
Mesmo sendo uma região regida por várias leis, moradores denunciam que o aumento do fluxo de pessoas nos finais de semana e feriados tem gerado desafios para a segurança e preservação da cachoeira.
Além do grande número de visitantes que desrespeitam e cometem crimes ambientais, os moradores reclamam do congestionamento na estrada de acesso ao local, estacionamento de veículos em áreas proibidas, descarte irregular de lixo e som alto.
Vale dos Frades é uma área ambiental protegida por leis e um dos cartões postais de Teresópolis | Foto: Prefeitura de Teresópolis (Waldyr Neto)
O Portal Multiplix entrou em contato com a Prefeitura de Teresópolis para saber quais as medidas de fiscalização e ordenamento estão sendo adotadas para minimizar os impactos na região.
À reportagem, foi informado que em janeiro, as secretarias municipais de Segurança Pública, Guarda Civil, Defesa Civil e o 30º Batalhão de Polícia Militar (30º BPM) iniciaram a Operação Verão 2025, com orientação aos visitantes e fiscalização do uso da cachoeira.
Além disso, ainda serão realizadas operações rotineiras com orientação dos condutores de veículos e aplicação de multa no caso de estacionamento em locais proibidos.
Da mesma forma, na região, por se tratar de ser uma zona de amortecimento ambiental, ou seja, um local em que atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, também será proibido o uso de caixas de som. Com isso, os equipamentos poderão ser apreendidos e ter a aplicação de multa.
A prefeitura destacou também que está em estudo a delimitação da área para visitação e há planos para implementar multas para quem descumprir as normas ambientais na região, já para o próximo verão.
O portal também pediu informações ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sobre as ações e medidas de fiscalização que o órgão adota em relação à Cachoeira dos Frades. Em nota, o Inea respondeu:
O instituto realiza ações de fiscalização contínua, que são reforçadas na Operação Verão, realizada com apoio da Polícia Militar, Unidade de Polícia Ambiental (UPAM), guarda-parques e da associação de moradores, além de campanhas de conscientização e ações educativas sobre destinação adequada de resíduos. Na APA da Bacia dos Frades, por conter propriedades particulares, a gestão do lixo depende do envolvimento dos proprietários e da prefeitura. É importante destacar que a instalação de lixeiras é uma responsabilidade do poder público municipal.
Quanto às melhorias de infraestruturas no local, também foi questionado à prefeitura sobre qual seria o prazo previsto para serem implantadas as medidas, mas não houve respostas.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!