Ministério da Saúde anuncia novos credenciamentos no Farmácia Popular e 100% de gratuidade em todos os itens
Mais dois insumos passam a integrar a lista e, ao todo, 41 produtos terão custo zero

O Ministério da Saúde, por meio da ministra Nísia Trindade, anunciou, nessa quinta-feira, 13, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, a total gratuidade do Programa Farmácia Popular e a abertura de credenciamento para novos estabelecimentos.
Antes da medida, 39 produtos já eram oferecidos sem custos para a população. Agora, mais dois foram incluídos na lista, totalizando 41 itens distribuídos nas farmácias credenciadas. A expectativa é de que a medida vá beneficiar diretamente, e de forma imediata, mais de 1 milhão de pessoas por ano.
Com essa ampliação, as fraldas geriátricas passam a ser fornecidas de graça para o público elegível, como pessoas com 60 anos ou mais.
A Dapagliflozina, medicamento usado no tratamento da diabetes associada à doença cardiovascular, também será disponibilizada sem custos.
Os principais beneficiados são os idosos, que antes pagavam coparticipação nesses dois insumos, mas, agora, poderão retirar tudo gratuitamente. O anúncio se estende a todos os brasileiros, conforme anunciou a ministra.
Para Nísia Trindade, a ampliação reflete o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) com o cuidado à população:
Estamos acrescentando na gratuidade as fraldas geriátricas, ou seja, estamos falando também de envelhecimento da população. Eu sei a real importância dessa ação. Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país.
Entre 2022 e 2024, o governo federal afirma ter ampliado o número de beneficiários do Farmácia Popular em quase 20%, o que representa cerca de 4 milhões de pessoas a mais.
Segundo o Ministério da Saúde, o total de atendidos passou de 20,7 milhões em 2022 para 24,7 milhões em 2024.
Novos credenciamentos
Além da ampliação da gratuidade, Nísia Trindade anunciou uma nova fase de credenciamento para farmácias privadas localizadas em municípios que ainda não contam com o programa.
A partir de agora, novos estabelecimentos poderão se cadastrar, expandindo a rede de atendimento e garantindo que mais brasileiros tenham acesso a medicamentos essenciais.
O credenciamento de unidades foi retomado em 2023, após oito anos sem adesões de novas farmácias. O Ministério da Saúde priorizou municípios com maior vulnerabilidade social e que aderiram ao programa Mais Médicos.
Com as novas habilitações, a expectativa é a universalização do Farmácia Popular, levando o programa a todo o território nacional:
Atualmente, o programa já está presente em 4.812 municípios, abrangendo 86% das cidades do país e cobrindo cerca de 97% da população por meio de mais de 31 mil farmácias credenciadas. Até 2022, somente eram ofertados de graça para a população medicamentos para asma, diabetes e hipertensão. Em 2023, todos os beneficiários do Bolsa Família passaram a retirar os medicamentos disponíveis no programa gratuitamente.
Para obter medicamentos ou fraldas geriátricas pelo Farmácia Popular, o paciente ou seu representante legal deve procurar um estabelecimento credenciado, identificado pelo logo do programa.
É necessário apresentar: documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF e receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.
Veja lista completa de medicamentos e itens da Farmácia Popular:
Asma
brometo de ipratrópio 0,02 mg
brometo de ipratrópio 0,25 mg
dipropionato de beclometasona 200 mcg
dipropionato de beclometasona 250 mcg
dipropionato de beclometasona 50 mcg
sulfato de salbutamol 100 mcg
sulfato de salbutamol 5 mg
Diabetes
cloridrato de metformina 500 mg
cloridrato de metformina 500 mg (ação prolongada)
cloridrato de metformina 850 mg
glibenclamida 5mg
insulina humana regular 100 ui/ml
insulina humana 100 ui/ml
Hipertensão
atenolol 25 mg
besilato de anlodipino 5 mg
captopril 25 mg
cloridrato de propranolol 40 mg
hidroclorotiazida 25 mg
losartana potássica 50 mg
maleato de enalapril 10 mg
espironolactona 25 mg
furosemida 40 mg
succinato de metoprolol 25 mg
Anticoncepção
acetato de medroxiprogesterona 150 mg
etinilestradiol 0,03 mg + levonorgestrel 0,15 mg
noretisterona 0,35 mg
valerato de estradiol 5 mg + enantato de noretisterona 50 mg
Osteoporose
- alendronato de sódio 70 mg
Dislipidemia
sinvastatina 10 mg
sinvastatina 20 mg
sinvastatina 40 mg
Doença de Parkinson
carbidopa 25 mg + levodopa 250 mg
cloridrato de benserazida 25 mg + levodopa 100 mg
Glaucoma
maleato de timolol 2,5 mg
maleato de timolol 5 mg
Rinite
budesonida 32 mcg
budesonida 50 mcg
dipropionato de beclometasona 50 mcg/dose
Diabetes Mellitus + Doença cardiovascular
- dapagliflozina 10 mg
Absorvente higiênico
Fralda geriátrica
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!