MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pesquisador do Cemaden fala ao Portal Multiplix sobre 'seca severa' em áreas do país; Friburgo foi a cidade com menor índice de umidade na terça

Município já registrou mais de 100 casos de fogo em vegetação neste ano. Porta-voz do CBMERJ fala das causas e prevenções dos incêndios

Por Alice Wandrofski
26/07/24 - 15:02
Pesquisador do Cemaden fala ao Portal Multiplix sobre 'seca severa' em áreas do país; Friburgo foi a cidade com menor índice de umidade na terça Condição de 'seca severa' pode afetar níveis de reservatórios e rios, reduzir umidade e aumentar incêndios florestais | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Monitoramento de Secas e Impactos no Brasil identificou uma intensificação desse cenário em diversas cidades do país, entre elas, Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. O estudo é feito mensalmente pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Na última análise, feita em junho e divulgada no início deste mês, o Índice Integrado de Seca (IIS3) mostra que 918 municípios do Brasil estavam em condição de 'seca severa'. Em comparação com o mês de maio, esse número triplicou.

Nova Friburgo é um desses locais. O pesquisador do Cemaden, Marcelo Zeri, explicou ao Portal Multiplix o que ocasionou essa classificação:

Isso indica que os níveis de chuva, umidade do solo e saúde da vegetação estão baixos, podendo impactar atividades agrícolas, níveis de reservatórios e rios, a umidade relativa do ar e proliferação de incêndios florestais.

Nova Friburgo e Bom Jardim têm condição de "seca severa" em mapa do CemadenNova Friburgo e Bom Jardim têm condição de "seca severa" em mapa do Cemaden | Foto: Reprodução/Cemaden

Em relação à umidade relativa do ar nesta semana, a cidade serrana teve o menor índice do Brasil na terça-feira, 23. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Friburgo registrou apenas 8%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal é de 60%.

Nessa quinta-feira, 25, o município ainda ficou abaixo da média, com 46% de umidade.

Segundo o pesquisador, o IIS3 "é baseado em três critérios: o acumulado de chuva em relação à média histórica, a umidade do solo na profundidade das raízes (1 m), e um índice de saúde da vegetação. Cada um desses elementos é classificado de 1 a 5, da pior seca (1, excepcional) até seca fraca (5), e condição normal (6). Então, é feita uma média entre os três para compor o IIS3. A seca severa é resultado desses três elementos convergirem para níveis mais baixos de chuva, umidade do solo e saúde da vegetação".

Em julho de 2023, o cenário em Nova Friburgo era de 'seca moderada'Em julho de 2023, o cenário em Nova Friburgo era de 'seca moderada' | Foto: Reprodução/Cemaden

Ainda na Região Serrana do Rio de Janeiro, Bom Jardim também foi classificado com 'seca severa', na análise referente ao período de abril, maio e junho. Marcelo Zeri também falou sobre o que já apontam os estudos do mês de julho:

No levantamento parcial, que já inclui julho, foram identificados outros dois municípios com 'seca severa' (Carapebus e São Francisco de Itabapoana), nas regiões Norte e costeiras do estado.

Além disso, as expectativas do pesquisador são que "a seca continue por ainda dois meses, até que a época seca termina na Região Sudeste, por volta de setembro/ outubro".

Um dos serviços que esse cenário pode impactar é o de abastecimento de água das cidades. A empresa Águas de Nova Friburgo falou à reportagem que, por enquanto, a operação segue normal:

Os sistemas de abastecimento da cidade estão operando dentro da normalidade para o período. A concessionária reforça que todos os sistemas são monitorados diariamente e operações são realizadas para prevenir possíveis impactos.

A recomendação dos especialistas para enfrentar esse período de seca é fazer o uso racional da água, além de evitar a exposição ao ar livre quando a umidade relativa do ar está abaixo de 30%.

Incêndios florestais

Os incêndios florestais também podem se intensificar nesta época do ano. A reportagem solicitou o número de registros já realizados em algumas cidades da nossa área de cobertura neste ano ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

De 1ª de janeiro até essa quinta-feira, 25, Nova Friburgo teve mais de 100 registros de fogo em vegetação, segundo a corporação.

Veja abaixo os números em algumas cidades:

  • Nova Friburgo: 135

  • Teresópolis: 69

  • Cabo Frio: 82

  • Arraial do Cabo: 68

De acordo com o CBMERJ, só em junho deste ano, Friburgo teve 46 ocorrências atendidas de fogo em vegetação.

O número de casos na cidade serrana em 2024 é mais que o dobro no mesmo período de 2023, quando a cidade registrou 58 focos.

Teresópolis e Arraial do Cabo também já possuem números bem maiores do que nos sete primeiros meses do último ano. Em 2023, Teresópolis teve 30 casos de incêndio em vegetação, enquanto Arraial do Cabo registrou 22.

Diante dos altos índices desse tipo de ocorrência, o porta-voz do Corpo de Bombeiros do Rio falou ao Portal Multiplix sobre as causas das queimadas e quais cuidados devem ser tomados. Veja o vídeo:

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.