Ministério da Saúde amplia público-alvo de vacina contra a dengue para evitar desperdício
Estados poderão vacinar crianças a partir de seis anos e adultos de até 59 anos, dependendo da validade dos imunizantes
.jpg)
O Ministério da Saúde (MS) atualizou, na última sexta-feira, 14, a recomendação para que os estados ampliem a faixa etária do público-alvo da vacina contra a dengue. O objetivo é aumentar a proteção contra a doença e garantir que todas as doses adquiridas sejam utilizadas.
O esquema vacinal do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS) é composto por duas doses, aplicadas com intervalo de três meses e direcionado apenas às crianças entre 10 e 14 anos, pois é o grupo que concentra o maior número de hospitalizações pela doença.
Com a nova recomendação, em caráter temporário, as doses próximas às datas de vencimento poderão ser aplicadas em pessoas com idades fora da faixa etária estipulada pelo PNI e remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação.
Além disso, a expansão do público-alvo deve considerar a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e cidade.
Ainda de acordo com o ministério, os imunizantes com validade de dois meses poderão ser aplicados em uma faixa etária ampliada, contemplando pessoas de seis a 16 anos.
Já para as vacinas que completarem um mês de validade, a estratégia poderá ser expandida até o limite de idade especificado na bula, ou seja, de quatro a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, para completar o esquema vacinal, é preciso tomar as duas doses, o que garante a imunização oferecida pela vacina.
Baixa procura
A pasta afirma que 6,5 milhões de doses foram enviadas aos estados e municípios em 2024, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas.
A situação é ainda mais preocupante entre os adolescentes. Cerca de 1,3 milhão de jovens que iniciaram o esquema vacinal não retornaram para a segunda dose.
Por isso, a pasta recomenda que estados e municípios intensifiquem as estratégias para identificar e mobilizar aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal.
Nova Friburgo permanece com a vacinação e planejamento anterior
Como a recomendação visa evitar o desperdício de doses que estão com a validade na iminência de vencer, o Portal Multiplix contatou a Prefeitura de Nova Friburgo para saber se o município adotaria uma nova estratégia.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou:
Por enquanto, não haverá mudança no público-alvo de vacinação contra a dengue, considerando que os imunizantes enviados ao município estão com vencimento para setembro e novembro de 2025. Dessa forma, a vacinação segue como está, com público-alvo de crianças entre 10 e 14 anos.
A SMS reforça ainda que a vacinação segue ofertada de segundas as sextas-feiras, das 8h às 16h30, nos seguintes locais:
- Policlínica Dr. Silvio Henrique Braune (Posto do Suspiro)
- Tunney Kassuga (Olaria)
- Waldir Costa (Conselheiro Paulino)
- Ariosto Bento de Mello (Cordoeira)
- José Copertino Nogueira (São Geraldo)
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!