Secretaria de Saúde de Friburgo divulga novas estratégias para testagens de dengue e Covid-19
Pontos para a realização dos exames passam a funcionar a partir desta segunda-feira, dia 26
A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, divulgou na sexta-feira, 23, as novas estratégias para testagem de Covid-19 e dengue no município. Os pontos para a realização dos exames passam a funcionar partir desta segunda-feira, 26.
Decisão foi tomada diante do cenário epidemiológico da cidade.
De acordo com o boletim divulgado pela prefeitura na última semana, 237 casos de dengue já foram notificados em Friburgo, de janeiro a 20 de fevereiro de 2024.
Sobre os números da Covid-19, segundo o Painel Coronavírus do Governo do Estado, o município registrou 52 casos neste ano.
Nesta terça-feira, 27, a prefeitura informou que irá divulgar os novos balanços de dengue e Convid-19 até esta quarta-feira, 28.
Confira os locais para testagens, informados pelo governo municipal:
Covid-19
Em caso de suspeita de Covid-19, as testagens ocorrem nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF):
De segunda a sexta-feira:
Das 8h às 15h - UBS Olaria, Conselheiro, São Geraldo e Suspiro
Das 9h às 15h - ESF Lumiar, Mury, Campo Coelho, Amparo, Riograndina e Nova Suíça
Dengue
Hospital Municipal Raul Sertã: os testes são feitos independentemente do período de sintomas, durante todos os dias da semana, em qualquer horário.
UPA de Conselheiro Paulino: exames realizados com três a cinco dias do início dos sintomas (devido ao tipo de exame realizado). O atendimento também acontece todos os dias, durante 24h.
Dados da dengue no estado
Em âmbito estadual, na última quarta-feira, 21, o Governo do Rio de Janeiro decretou epidemia de dengue em território fluminense.
O número de óbitos pela doença chegou a seis no estado, sendo o último registrado em Cachoeiras de Macacu.
Avanço da Covid no estado
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) disse que retomou na última sexta-feira, 23, a divulgação do Panorama da Covid-19. A decisão foi tomada após os técnicos do Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) detectarem um aumento dos índices da doença.
A análise considera os dados registrados desde o início do ano e aponta alta sustentada em indicadores como a taxa de positividade, tanto de antígeno quanto de RT-PCR (diagnóstico laboratorial):
Na primeira semana epidemiológica do ano (31/12/23 a 06/01/24), 10,5% dos 6.487 testes de antígeno realizados na rede pública tiveram resultados positivos. Já na semana epidemiológica 7 (11/02 a 17/02), foram 14.419 testes, com taxa de positividade de 29,9%. Em relação ao RT-PCR, a positividade passou de 10,3%, na primeira semana epidemiológica, para 43,3% na semana sete.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!