Trajano de Moraes e Macuco decretam o uso de máscaras em combate ao covid-19
Recomendações valem para quem precisar sair de casa e o uso é obrigatório em estabelecimentos comerciais
As prefeituras de Trajano de Moraes e Macuco, na Região Serrana do Rio, decretaram o uso de máscaras de proteção facial para toda a população. As recomendações valem para quem precisar sair de casa e o uso passa a ser obrigatório para estabelecimentos comerciais com autorização para funcionar.
Em Trajano de Moraes, o prefeito Rodrigo Viana emitiu o decreto 42/2020 estabelecendo as normas de conduta social mais rígidas para a população, a fim de conter a propagação do novo coronavírus. O documento foi publicado na segunda-feira, 27. A medida vale por tempo indeterminado.
“Preciso preservar a vida da população. Então, no uso de minhas atribuições constitucionais, em conformidade com a Lei Orgânica, considero a pandemia mundial provocada pelo coronavírus uma emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). Ressalto que o município ainda não tem nenhum caso confirmado, apenas um descartado, ou seja, o laudo deu resultado negativo para o caso testado”, destacou o prefeito.
A partir desta quinta-feira, 30, o uso das máscaras de proteção facial vai ser obrigatório também em Macuco, de acordo com informe publicado pela prefeitura nas redes sociais. Funcionários de estabelecimentos comerciais e repartições públicas deverão utilizar o item. Álcool gel também deverá ser disponibilizado.
Nesta quarta-feira, também pelas redes sociais, a prefeitura divulgou uma cartilha com os cuidados sobre o uso das máscaras de proteção. Mesmo com o item, a prefeitura destaca que é necessário continuar cuidando da higiene correta das mãos.
“Será obrigatório, no território do nosso município, o uso de máscara por parte de todo estabelecimento comercial e também por toda repartição pública. Todos os setores de atendimento ao público do nosso município deverão ter us obrigatório de máscara. Caberá ainda aos estabelecimentos comerciais oferecerem álcool gel para que a população que vai ao comércio tenha essa proteção”, explicou o prefeito Bruno Boaretto em um vídeo divulgado na internet.
Além disso, é preciso manipular a máscara somente pelo elástico, ao colocar, ajustar e retirar do rosto, evitando a contaminação. E ao chegar em casa, é preciso higienizar as mãos antes de tirar a máscara, também pelo elástico. Se o item for descartável, jogue-o fora. Se for de pano ou outro material, lave-o.