Vacinação contra gripe não chega a 30% no RJ e é prorrogada; veja números em Friburgo e Cabo Frio
Dose do imunizante segue disponível para quem tem mais de seis meses de idade
Por causa da baixa procura pela vacina contra a Influenza (gripe), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) estendeu o prazo da campanha e está convocando toda a população para se imunizar.
Assim como em todo o Estado do Rio de Janeiro, a cobertura vacinal em Nova Friburgo, Região Serrana, e Cabo Frio, Região dos Lagos, também está bem abaixo da meta.
A campanha do governo federal termina nesta quarta-feira, 31, mas a orientação do Ministério da Saúde é para que os estados que tiverem o estoque de vacina ampliem o calendário de ações locais.
Segundo dados da SES, desde o início em 10 de abril, até a última segunda-feira, 29, foram aplicadas 2.211.512 de doses, o que representa apenas 27,72% de cobertura vacinal do público-alvo definido pelo plano nacional de imunização.
De acordo com o último levantamento feito pela Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (Subvaps), entre 1º de janeiro e 6 de maio de 2023, foram registradas 98 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causadas por Influenza A e B.
No mesmo período do ano passado, foram registradas 235 hospitalizações. O secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, falou sobre a baixa vacinação e a importância da prevenção:
Nos últimos anos, muitas pessoas ficaram alarmadas com fake news e, por conta disso, não deram importância para as campanhas. As vacinas são seguras e contribuem muito para evitar casos graves de gripe, com internações, inclusive em CTI e até óbitos. É importante lembrar que a gripe pode provocar uma pneumonia e matar.
A meta do estado é alcançar 90% de um total de quase sete milhões de pessoas, por isso, as vacinas continuarão disponíveis nos 92 municípios fluminenses.
Vacinação em Friburgo
A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que, até o momento, 32.501 vacinas contra a gripe foram aplicadas em Friburgo, o que representa cerca de 17% da população friburguense.
A vacina é aplicada de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde no Suspiro, em Olaria, Conselheiro Paulino, Cordoeira e São Geraldo. O horário de funcionamento é de 8h até 16h30.
Todos com mais de seis meses podem receber a dose, basta levar o CPF, cartão do SUS e a caderneta vacinal.
A secretária de Saúde, Nicole Cipriano, faz um alerta a população que ainda não se vacinou:
Contamos com a colaboração de toda a população na conscientização sobre a importância da imunização. A campanha contra a gripe de 2023 está disponível e atualizada contra as cepas circulantes. Procure uma unidade para se vacinar.
Vacinação em Cabo Frio
Até a última terça-feira, 29, compareceram para receber a dose do imunizante, 31.053 pessoas, em Cabo Frio. Esse número corresponde a 37,81% do público-alvo, composto por 82.048 moradores.
A prefeitura da cidade reafirmou que a campanha contra a Influenza que terminaria nesta quarta-feira, 31, foi prorrogada. Todas as pessoas a partir de seis meses de idade devem se vacinar nas unidades de saúde dos bairros.
A Secretaria de Saúde também destacou a importância de ampliar a cobertura vacinal da população, principalmente para os grupos prioritários, devido à sazonalidade das doenças respiratórias, mais comuns no inverno.
É imprescindível que as pessoas procurem uma unidade de saúde para se vacinar contra a Influenza o quanto antes. A vacina previne contra os casos graves e complicações resultantes da gripe, principalmente em crianças e idosos.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.