Mudança de trânsito na rua Farinha Filho, em Nova Friburgo, é adiada para esta sexta
Alteração estava programada para acontecer na manhã de quinta-feira; placas foram retiradas do local
![Mudança de trânsito na rua Farinha Filho, em Nova Friburgo, é adiada para esta sexta](/rails/active_storage/representations/eyJfcmFpbHMiOnsibWVzc2FnZSI6IkJBaHBBbGszIiwiZXhwIjpudWxsLCJwdXIiOiJibG9iX2lkIn19--59e1fb4f3d40c5fb9a8f71e3988fa8eda53eb4d2/eyJfcmFpbHMiOnsibWVzc2FnZSI6IkJBaDdCam9MY21WemFYcGxTU0lKTVRBeU5BWTZCa1ZVIiwiZXhwIjpudWxsLCJwdXIiOiJ2YXJpYXRpb24ifX0=--225ee2b8fdfbf7a081fbd41b5290b3252f18a8c0/Farinha%20Filho%202-%20tratada.jpg)
Motoristas que passaram pela rua Farinha Filho, em Nova Friburgo, na Região Serrana, nesta quinta-feira, dia 4, se depararam com as mesmas condições de trânsito de todos os dias.
No início da semana, a prefeitura havia anunciado que, nesta mesma data, seriam instaladas 17 vagas de curta duração ao longo de todo o trecho comercial, entre a rua Augusto Spinelli (próximo a Câmara Municipal dos Vereadores) e a Praça Getúlio Vargas, no Centro.
A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana alega que a instalação desse quantitativo de vagas de curta duração em uma única rua visa reduzir o número de veículos parados em fila dupla para acesso ao comércio local.
Rua é conhecida pela alta rotatividade de paradas de veículos para acesso ao comércio local | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Contudo, a mudança não aconteceu como o previsto.
Algumas placas chegaram a ser vistas por quem passa pelo local, mas logo foram retiradas.
Em resposta aos questionamentos do Portal Multiplix, a assessoria de comunicação da prefeitura informou, em um primeiro momento, que “as placas foram retiradas para uma adaptação. Até que sejam instaladas novamente, continua valendo o estacionamento (da forma que sempre foi)".
Em seguida, o governo municipal disse que, diferente do que havia sido dito anteriormente, as placas serão reinstaladas nesta quinta-feira, 4, e que a nova modalidade de estacionamento passa a valer a partir de sexta, dia 5.
A fiscalização das vagas de curta duração, segundo a nota enviada à reportagem, é realizada diariamente na cidade através dos agentes de trânsito e pela Guarda Municipal.
Mensalmente, Guarda Municipal flagra uma média de 100 infratores que não respeitam regras das vagas de curta duração | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Apesar de considerar o efetivo baixo para atender a demanda do município, a nota informa ainda que é comum flagrar infratores que não obedecem as regras.
São constatadas, em média, 100 autuações mensais de condutores que não respeitam o tempo estipulado e/ou pela ausência de sinalização obrigatória regulamentada para as vagas de curta duração.
Curta duração em outros pontos da cidade
Na área central do município, no trecho compreendido entre a avenida Euterpe Friburguense e a rua Moisés Amélio, existem, em média, 69 vagas contempladas para curta duração.
As vagas desta modalidade têm cerca de 20 a 30 minutos de duração, de acordo com a necessidade da via e a sinalização implantada no local, conforme as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O objetivo da implantação destas vagas é reduzir os impactos do estacionamento em fila dupla, que interfere no fluxo de veículos na via, ainda segundo a prefeitura.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.