MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Será Carnaval o ano inteiro

Por George dos Santos Pacheco
05/02/25 - 09:23

"Tô me guardando pra quando o Carnaval chegar." (Chico Buarque)

Dizem que o ano só começa após o Carnaval. Mas vamos lá: se a festividade momesca deste ano acontece apenas em março (contrariando até mesmo aquela famosa canção de Jorge Benjor), Deus do Céu, o que o brasileiro tem feito nesse intervalo? Conferindo as atualizações de suas redes sociais? Assistindo ao Big Brother? Tomando sol no quintal de casa? Acompanhando a disputa do Campeonato Carioca de Futebol?

Ora, cacetas. Esse é o famoso jeitinho brasileiro de subverter as situações em benefício próprio. Confesso que sou um tanto avesso a essa conversa de que "o ano só começa depois do Carnaval"; o laborioso leitor não acha que isso transmite uma ideia equivocada sobre o que significa ser brasileiro? Senão vejamos: parece até que passamos a semana inteira aguardando pela sexta-feira; o ano todo esperando as festividades de dezembro; o recesso de fim de ano na expectativa do Carnaval... Não é um absurdo? O que Trump e Cia Ltda. pensarão de nós? Macron, Rei Charles, Steve Wonder? Ahn? Que tudo aqui é feito de forma improvisada porque, na verdade, o brasileiro só quer sacanagem, farra e diversão, churrasco e cerveja gelada.

Perdão, estou divagando. Falando em cerveja, lembrei-me que não era bem isso o que eu queria discutir... só que uma coisa leva a outra, sabe como é. Cerveja me fez lembrar do Carnaval e o Carnaval me remeteu ao primeiro parágrafo. Hum-hum. Vamos lá: considerando legítima a afirmação de que o ano somente começa após o maior espetáculo da Terra (esqueceram de informar isso ao IPVA, IPTU e material escolar), por que, em alguns anos, ele demora tanto para acontecer?

Pois bem, cara pálida, aqui você tem entretenimento e informação. As celebrações carnavalescas incorporaram, na contemporaneidade, costumes e tradições de povos antigos, como os Saceias dos babilônios e as Saturnálias dos romanos. Com a ascensão do Cristianismo e a consolidação do Catolicismo, a festividade passou a ser organizada por um cronograma estabelecido pela Igreja Católica e ocorre sempre 47 dias antes da Páscoa. Esta, por sua vez, acontece no primeiro domingo após a lua cheia (eclesiástica) depois do equinócio da primavera, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril. Um pouco complicado, também acho, mas é como disse: uma coisa leva a outra. Fato é que, por conta disso, a referida efeméride carnavalesca não é uma data fixa no calendário.

A propósito, vale lembrar que o calendário de 2025 é, de maneira curiosa, igual ao de 1969, porque, de maneira geral, os calendários se repetem a cada período de 28 anos. Não, não… espera aí. Se nem gêmeos são perfeitamente idênticos, meu senhor, isso não pode ser possível. Há, é claro e evidente, uma diferença entre eles, que é justamente ele: o Carnaval. Naquele ano, ele ocorreu mais cedo, no dia 18 de fevereiro, exatamente por conta de todas aquelas variantes previstas pela Igreja. Amém, amém!

Por sinal, vale lembrar que preguiça é pecado e, putzgrila, divagação e logomania também devem ser... Portanto, vamos logo ao que interessa: chega dessa moleza e vamos trabalhar, porque é disso que o Brasil sempre precisou, de pessoas com vontade de trabalhar. Além do mais, ainda é quarta-feira e o Carnaval é só mês que vem. A não ser que você tenha ganhado sozinho na loteria. Nesse caso, será Carnaval o ano inteiro!


O Portal Multiplix não endossa, aprova ou reprova as opiniões e posições expressadas nas colunas. Os textos publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores independentes.

TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.