Tarifa de energia elétrica em Nova Friburgo vai ter aumento a partir de julho
Aneel aprovou reajuste tarifário anual de 2,39% para consumidores da cidade serrana

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta semana o reajuste tarifário do serviço de fornecimento de energia elétrica em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. O efeito médio do reajuste percebido repassado ao consumidor será de 2,39% e sua aplicação será a partir de 1º de julho.
O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.
De acordo com a Energisa, empresa responsável pelo serviço no município, efeito médio do reajuste que os consumidores friburguenses vão perceber é formado pelos componentes da parcela A da tarifa de energia, ou seja, aqueles que não estão sob gestão da distribuidora.
Parcela A – são os custos que escapam à vontade ou gestão da distribuidora - transmissão e geração de energia, encargos e impostos. A distribuidora atua apenas como arrecadadora;
Parcela B – são os custos diretamente gerenciáveis, administrados pela própria distribuidora, como operação e manutenção e remuneração dos investimentos.
Tarifa social
Vale lembrar que existem alternativas para reduzir a conta de luz, como a Tarifa Social de Energia Elétrica em que famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa têm direito ao benefício, concedido pelo governo federal, e podem obter descontos de até 65% na tarifa. Para se cadastrar no programa é preciso procurar o Centro de Referência em Assistência Social da cidade com documentos pessoais e o número do NIS. Após realizado o cadastro, o cliente deve procurar a Energisa e finalizar o processo.