Teresópolis: prefeitura anuncia local de construção da nova UPA da cidade
Confira o local e mais detalhes sobre a nova unidade de saúde do município da serra fluminense

A prefeitura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro definiram o local onde será construída a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Teresópolis, na Região Serrana. O empreendimento será construído na Praça dos Expedicionários, no bairro de São Pedro.
Segundo o Executivo municipal, a construção será em alvenaria e terá dois andares. O primeiro abrigará o pronto-atendimento 24 horas, com clínica médica, pediatria e odontologia. Já no segundo piso, funcionará um moderno Centro de Diagnóstico Precoce do Câncer, com realização de mamografia, endoscopia digestiva, ultrassonografia e colonoscopia.
A prefeitura informa ainda que somando mais de R$ 20 milhões em investimentos do Governo do Estado, a nova UPA substituirá a atual, localizada no bairro do Bom Retiro, que se tornará uma clínica da família após obras de adaptação. A clínica servirá principalmente ao bairro de São Pedro e Centro, onde já havia plano para implantação de uma unidade.
A nova UPA será instalada no prédio onde, desde 2009, funciona o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Dr. Eitel Abdallah, no complexo do Tiro de Guerra, no bairro de São Pedro. Com isso, ao iniciar as obras, o SPA será transferido para o Cemusa, no mesmo bairro, onde funcionava originalmente. A mudança será comunicada à população com antecedência. A área de lazer da Vila Olímpica será reformada e ampliada.
“É um grande avanço para a saúde em Teresópolis. Mesmo diante da grave situação econômica encontrada na prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, estamos conseguindo avanços significativos na área de saúde. Com a nova UPA e o Centro de Diagnóstico do Câncer, estamos investindo também em prevenção, para salvar vidas”, disse o prefeito Vinicius Claussen.
O anúncio da construção da nova UPA foi feito durante sessão legislativa no dia 1º de agosto, quando o chefe do Executivo municipal afirmou a importância da parceria entre os governos de Teresópolis e o governo estadual. Contudo, ainda não foi revelado quando as obras terão início.