TRE-RJ contará com reforço das polícias Federal, Civil, Militar e das três Forças Armadas no dia da votação
Governo do Estado anuncia 25 mil agentes para a segurança das Eleições Municipais em 92 municípios do Rio
Está chegando o dia de votação das eleições municipais de 2024, e com ele aumenta a preocupação com a segurança e lisura do processo eleitoral por parte do Tribunal Regional do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Por isso, o órgão contará com reforço das polícias Federal, Civil, Militar e das três Forças Armadas neste domingo, dia 6.
Os militares da Marinha, Exército e Aeronáutica atuarão em 32 cidades, com foco em cerca de 500 locais de votação e em vias expressas. A presença dos agentes nas eleições é um pedido do TRE-RJ ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), feito em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. A solicitação recebeu a permissão da Presidência da República, antes de ser levada ao plenário do TSE.
Na área de cobertura do Portal Multiplix, as cidades de Araruama, Búzios e Cabo Frio, na Região dos Lagos contarão com o reforço das Forças Armadas. Já na Região Serrana do estado, o município de Nova Friburgo também terá o apoio do efetivo solicitado pelo TRE-RJ.
Ainda na Região dos Lagos, o 25º Batalhão de Polícia Militar fará um esquema de segurança para garantir a integridade do processo eleitoral e a segurança da população, mais de 800 policiais e 111 viaturas operacionais estarão mobilizados ao longo do final de semana.
Policiais militares atuarão ainda nas escoltas preparatórias das urnas eletrônicas | Foto: Divulgação/PMERJ
Durante reunião na manhã desta sexta-feira, 4, no Palácio da Guanabara, o governo estadual anunciou o plano operacional para a segurança pública nas eleições municipais deste ano.
Segundo informações do Governo do Rio de Janeiro, haverá a participação de 25.567 profissionais das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros nos municípios, a fim de assegurar a manutenção da ordem. Desse total, 22.667 são da Polícia Militar, que estarão distribuídos em 505 viaturas. Além disso, a operação incluirá três aeronaves, encarregadas de supervisionar as áreas eleitorais.
Informações e imagens serão enviadas para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) por meio de 263 mil câmeras e alarmes do programa 190 Integrado.
A Secretaria de Estado de Polícia Militar fará a segurança e distribuição das urnas nos 4.974 locais de votação de todo o estado e atuará em suporte à fiscalização eleitoral, junto aos juízos eleitorais.
Os policiais militares atuarão ainda nas escoltas preparatórias das urnas eletrônicas, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF).
A Polícia Civil contará com 1.800 agentes, distribuídos em 183 delegacias pelo estado.
Combate a crimes eleitorais
A Polícia Federal também intensifica sua atuação nas eleições 2024 com ações estratégicas voltadas à proteção do processo eleitoral e ao combate a crimes eleitorais. Em conformidade com suas atribuições de polícia judiciária e de fiscalização da ordem política e social, a PF atuará em todo o país, empregando um contingente de mais de seis mil policiais.
Durante as eleições, a PF não apenas atenderá às requisições da Justiça Eleitoral, mas também integrará o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, coordenando ações com outros órgãos de segurança para assegurar a integridade do processo. Uma das atuações de destaque neste ano foi a participação de peritos criminais federais nos testes de validação das urnas eletrônicas.
As maiores preocupações da PF nas eleições de 2024 incluem o aumento da difusão de fake news e desinformação sobre o processo eleitoral, o uso indevido de inteligência artificial e 'deepfakes' em propagandas, a violência política, especialmente a violência de gênero, e a participação do crime organizado no apoio a candidatos.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!