Pesquisa aponta que argentinos e chilenos foram os estrangeiros que mais visitaram Cabo Frio em 2024
Entre os brasileiros, mineiros, paulistas e cariocas são os que mais visitam a cidade
![Pesquisa aponta que argentinos e chilenos foram os estrangeiros que mais visitaram Cabo Frio em 2024](/rails/active_storage/representations/eyJfcmFpbHMiOnsibWVzc2FnZSI6IkJBaHBBbUpaIiwiZXhwIjpudWxsLCJwdXIiOiJibG9iX2lkIn19--8efdd0cc5f9c5a73d99a2bba48124baf2543becc/eyJfcmFpbHMiOnsibWVzc2FnZSI6IkJBaDdCam9MY21WemFYcGxTU0lKTVRBeU5BWTZCa1ZVIiwiZXhwIjpudWxsLCJwdXIiOiJ2YXJpYXRpb24ifX0=--225ee2b8fdfbf7a081fbd41b5290b3252f18a8c0/tutu.jpg)
Uma pesquisa da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro apontou que, em 2024, o estado recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes do exterior. A Argentina continua sendo o país de origem da maioria dos viajantes com destino ao Rio, seguida por Chile e Estados Unidos.
A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, acompanha de perto essa tendência. Segundo estimativas do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Turismo, o município recebeu mais de 208 mil turistas estrangeiros em 2024.
Os argentinos lideram com folga o ranking, representando 57,8% do total, o que equivale a mais de 120 mil turistas. Em seguida, estão os chilenos (14,9%), americanos (6,6%), uruguaios (5,2%), portugueses (3,7%), franceses (2,7%) e alemães (2,3%). Outros países somam 6,8%.
Além disso, o observatório estima que, em janeiro já deste ano, 1.654.525 pessoas visitaram Cabo Frio. Dessas, 61.217 eram estrangeiras, com predominância de argentinos (35.383) e chilenos (9.121). Esse cenário segue perceptível na rede hoteleira em fevereiro.
No cenário nacional, segundo o Convention, o top 3 de turistas tem mineiros, paulistas e cariocas | Foto: Divulgação/Convention & Visitors Bureau
De acordo com a presidente do Cabo Frio Convention Bureau, Maria Inês Oliveros, as estratégias de divulgação envolvendo os poderes público e privado e o câmbio favorável impulsionam o aumento do turismo argentino e chileno em Cabo Frio, gerando impactos positivos na economia local.
Ao analisar o perfil desses visitantes, Maria Inês destaca que o Brasil e a Região dos Lagos do Rio sempre estiveram nos sonhos desse público, mas nem sempre eles puderam realizar essa viagem. Na visão de Inês, agora, eles estão conseguindo, o que é ótimo para o município:
A divulgação conjunta entre Setur RJ, Conventions Bureaux e secretarias municipais de Turismo em feiras e congressos de turismo no Brasil e na América do Sul tem sido um dos motores que impulsionam a vinda de turistas ao estado.
Ainda de acordo com a presidente do Convention, o aumento de argentinos e chilenos na cidade tem gerado impactos positivos na economia e em toda a cadeia produtiva do turismo local:
Esses visitantes ficam, em média, uma semana na cidade. Muitos viajam em família e optam por se hospedar nos hotéis, fazem as refeições em bares e restaurantes, conhecem a gastronomia, visitam os pontos turísticos e fazem passeios na cidade e arredores. São sempre muito bem-vindos.
No cenário nacional, segundo estimativa do Convention, os turistas que mais visitam Cabo Frio são mineiros, paulistas e cariocas, que costumam frequentar a cidade durante as férias, feriados e até em fins de semana.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!