Ventania causa transtornos em Nova Friburgo, Teresópolis, Duas Barras e Cordeiro
Cidades da serra fluminense registraram destelhamentos de casas, quedas de árvore e falta de energia elétrica

Os fortes ventos e a chuva que atingiram a Região Serrana do Rio entre terça, 21, e quarta, 22, após a chegada de uma frente fria associada a um ciclone, causaram transtornos aos moradores, com casas destelhadas, queda de árvores e falta de energia elétrica em cidades como Nova Friburgo, Teresópolis, Duas Barras e Cordeiro.
Nova Friburgo
Em Nova Friburgo, a prefeitura informou à reportagem, por email, que a Defesa Civil não possui equipamento para medir a velocidade dos ventos, mas registrou duas ocorrências de pequenas proporções, sem vítimas, na noite ontem.
Uma árvore de pequeno porte caiu na praça Getúlio Vargas, no Centro de Nova Friburgo | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo
Na primeira ocorrência, um muro caiu na rua Adolfo Julio Bom, no distrito de Campo do Coelho. No segundo registro, uma árvore de pequeno porte caiu na praça Getúlio Vargas, no Centro, próximo à Estação Livre.
O telefone para emergências é o 199.
Energia elétrica
Ainda na noite de terça e na manhã desta quarta-feira, moradores de Nova Friburgo relataram falta de energia elétrica ou fornecimento em meia fase em bairros como Cônego e Mury.
A concessionária responsável pelo serviço de energia elétrica na cidade, a Energisa, informou em nota que o número de ocorrências aumentou, por conta de galhos, árvores e objetos que caíram sob a rede elétrica, danificando os cabos de energia.
A empresa destacou que reforçou as equipes em atendimento e de plantão e continua mobilizada para garantir o fornecimento a todos os clientes de Nova Friburgo.
“As ocorrências de maior abrangência, nas regiões do Cônego, Cascatinha, Perissê, Olaria e Lumiar, que ainda estavam em atendimento na manhã dessa quarta-feira já foram normalizadas. Estão pendentes alguns casos isolados já direcionados às equipes que estão em campo”, informou a concessionária.
Teresópolis
No município de Teresópolis, a Defesa Civil informou ao Portal Multiplix, por email, que nas últimas horas foi registrada uma queda de árvore, no bairro Albuquerque.
O órgão destacou que segue com equipes de plantão, monitorando as condições do tempo e mantendo a população informada por meio de boletins meteorológicos em redes sociais e SMS. O telefone de emergência 199 funciona 24 horas.
Outras cidades
Em Monnerat, distrito de Duas Barras, os fortes ventos destelharam algumas casas e deixaram uma família desabrigada, segundo informações da prefeitura.
Ventania provocou estragos em diversas residências de Duas Barras | Foto: Divulgação/Prefeitura de Duas Barras
O Poder Executivo informou ainda que os destelhamentos ocorreram nas localidades do Parque Nova Morada e o Loteamento Bonanza.
De acordo com a assessoria de comunicação de Duas Barras, a família está recebendo todo o suporte necessário do poder público.
Houve também inúmeras quedas de árvores em diversas vias, incluindo a RJ-144, em um trecho que corta a cidade, mas os locais já foram desobstruídos, segundo a prefeitura.
Em Cordeiro, seis guarda-chuvas coloridos da rua dos Sonhos, no bairro Retiro Poético, foram derrubados e serão recolocadas pelo Executivo municipal.
Defesa Civil estadual
A Defesa Civil estadual divulgou um comunicado informando que a frente fria provocou rajadas de vento que chegaram a 77,8 KM no Forte de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, entre a tarde e a noite de terça-feira, 21.
Durante a tarde, os ventos chegaram a interditar a Ponte Rio-Niterói, na Região Metropolitana, por cerca de 40 minutos, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ainda segundo o órgão, Nova Friburgo, com 45,6 mm, teve o segundo maior acumulado de chuva nas últimas 24h no estado do Rio de Janeiro.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.