Apuração é marcada por tumulto em Friburgo; Vilage no Samba leva o título pelo Grupo Especial
Pelo Grupo A, a Globo de Ouro foi consagrada a campeã, com diferença de quatro décimos para a segunda colocada
Clima tenso e muito tumulto na apuração das notas dos desfiles das escolas do Grupo Especial de Nova Friburgo, na Região Serrana, nesta quarta-feira, dia 22.
Antes da abertura dos envelopes, a Alunos do Samba entrou com um recurso contra a Unidos da Saudade, que causou a perda de dois pontos para a escola do bairro Ypu.
A alegação é que a 'Roxo e Branco' não foi para a concentração quando foi solicitada e que isso teria atrapalhado a 'Azul e Branco' a entrar na avenida.
O recurso foi aceito pela Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf), o que gerou revolta de alguns membros da Saudade e confusão com a Alunos Samba.
O presidente da 'Roxo e Branco', Kassius Sampaio, precisou ser contido pelos seguranças e retirado do local, conforme mostram as imagens:
A Unidos da Saudade não teve as notas computadas a pedido da própria escola. Os representantes deixaram o local, pouco antes da leitura das notas.
Parte da torcida 'Roxa e Branca' se reuniu do lado de fora do (antigo) Colégio Cêfel, local onde foi realizada a apuração, e protestou contra as decisões.
Torcedores da Saudade protestaram em frente ao local de apuração; PM foi acionada para manter segurança | Foto: Kessia Coutinho
Após a confusão, o Carnaval de Nova Friburgo consagrou a Vilage no Samba, como a grande campeã pelo desfile no Grupo Especial no último domingo, 19.
A Vilage foi a segunda escola a se apresentar e levou para a avenida mil integrantes, 20 alas e quatro carros alegóricos.
Agora, com 28 títulos no currículo, a Vilage no Samba trouxe como enredo este ano: ‘Tambores da África’.
A 'Verde e Branco' levou mil componentes para a avenida e encantou os jurados | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
A 'Verde e Branco' levou o título com 99,9 pontos; a Alunos do Samba conquistou o segundo lugar com 89,8 e a Imperatriz de Olaria, o terceiro, com 89,7.
A diferença entre a campeã e a vice é de um ponto e um décimo.
Globo de Ouro é campeã pelo Grupo A
Representantes da Globo de Ouro levantam o troféu de primeiro lugar no Grupo A do Carnaval em Friburgo | Foto: Kessia Coutinho
A Globo de Ouro conquistou o título de campeã do Carnaval pelo Grupo A e fez um belo desfile no sábado, dia 18.
A agremiação fundada em 30 de março de 1977, trouxe gingado e dança à avenida, apostando no brilho e nas cores.
A escola do bairro Vila Amélia teve 89,9 pontos e apresentou na avenida o enredo: "Nossa Senhora Aparecida".
Globo de Ouro é a campeã pelo Grupo A em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Em segundo lugar, ficou o Raio de Luar, com 89,5, uma diferença de quatro décimos.
A terceira colocada foi Unidos do Imperador, com 89,2 e a quarta colocada, Bola Branca, com 88,6.
A Unidos do Imperador foi punida com menos quatro décimos, no início da apuração, em cronometragem. A escola contestou.
Todos os detalhes da apuração e da festa nas quadras das escolas vencedoras, você vai acompanhar aqui, no Portal Multiplix.
A apuração das notas foi realizada no auditório do Colégio Cêfel | Foto: Kessia Coutinho
Foram avaliados os seguintes quesitos: harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, evolução, fantasia, bateria, enredo, alegorias e adereços, samba-enredo e comissão de frente.
Veja o que cada quesito julgou
Harmonia: Analisa se os componentes da escola estão integrados, cantando o samba conforme o ritmo da bateria e fazendo as coreografias corretamente.
Mestre-sala e porta-bandeira: Considera-se o entrosamento dos dois na coreografia, a graciosidade dos movimentos e, também, as fantasias.
Evolução: Julga a forma como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos e sem correr para cumprir o tempo do desfile.
Fantasia: Avalia a beleza e o significado das fantasias desfiladas. Os jurados também podem se atentar a detalhes e ao acabamento.
Bateria: Avalia o desempenho dos ritmistas e dos mestres de bateria, acompanhando o samba-enredo. Além de alguns instrumentos obrigatórios, é importante que tudo esteja afinado.
Enredo: Nesse quesito é considerado se o tema está sendo bem contado na avenida, com a ajuda das alas e alegorias e se o jurado e o público conseguem fazer uma leitura fácil da apresentação.
Alegorias e adereços: Julga os carros alegóricos, a beleza e a relação com o enredo.
Samba-enredo: O jurado deve considerar se a letra do samba transmite o enredo proposto pela escola. Já a melodia deve provocar nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.
Comissão de frente: A coreografia conta com alguns movimentos obrigatórios, como a saudação ao público e a apresentação da escola. Jurados também dão nota para a fantasia.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.