Como você vai votar no domingo? Entenda a diferença entre votos nulos, brancos e abstenções
Em Nova Friburgo, mais de 35 mil eleitores não compareceram às urnas no primeiro turno
Você sabe o que significa voto nulo, branco ou abstenção? As dúvidas ressurgem durante as eleições e muitas pessoas não se dão conta de que uma palavra ou expressão podem ter um significado além da semântica.
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível consultar o Glossário Eleitoral e saber que o voto em branco é “aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos”. Na prática, é validado ao apertar a tecla “branco” da urna eletrônica.
Os votos nulos são como se não existissem: não são válidos para fim algum, segundo o órgão. Eles se caracterizam “quando o eleitor manifesta sua vontade de anular, digitando na urna eletrônica um número que não seja correspondente a nenhum candidato ou partido político oficialmente registrados”.
Tanto os votos "nulos" quanto os "em branco" não são considerados no resultado. O candidato eleito é aquele que recebe a maior quantidade de votos válidos, o que exclui as duas opções.
Elas são formas diferentes de invalidar o voto, mas que não interferem no resultado final da disputa para cada cargo
O mesmo glossário do TSE define a abstenção eleitoral como a “não participação do eleitor no ato de votar”. A abstenção é calculada após o pleito, como “o percentual de eleitores que, tendo direito, não se apresentam às urnas”.
O índice de abstenção eleitoral é calculado como o percentual de eleitores que, tendo direito, não se apresentam às urnas. É diferente dos casos em que o eleitor, apresentando-se, vota em branco ou anula o voto.
A única diferença entre votos brancos e nulos é a forma como o eleitor decide desprezar o seu voto. E nos três casos, a única coisa que o eleitor participa é da estatística da eleição.
Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a prática é antiga. No primeiro turno não foi diferente. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das mais de 150 mil pessoas aptas a votar no município, 6.717 eleitores votaram branco ou anularam o voto. Do total de eleitores, 35.596 pessoas não compareceram às urnas.
O voto, nas linhas e entrelinhas, é o maior instrumento de exercício da cidadania e representa uma prática real da democracia. Independente da escolha, somos responsáveis pelo resultado das eleições.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.