MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ao relento: moradores em situação de rua perdem ponto de apoio em Nova Friburgo

Mais de 20 pessoas vivem nestas condições; saiba mais sobre o drama na cidade

Por Natalia Amorim
22/08/22 - 10:49
Ao relento: moradores em situação de rua perdem ponto de apoio em Nova Friburgo Atualmente, mais de 20 pessoas vivem em situação de rua na cidade | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Eles são considerados parte de uma população flutuante e variável. O número estimado de pessoas em situação de rua em Nova Friburgo, na Região Serrana, é entre 18 e 27 moradores, segundo dados da prefeitura. E agora, o destino dessas pessoas parece estar à mercê da própria sorte.

A polêmica é antiga. Em 2019, a então gestão municipal criou um ponto de apoio para esse público, com o intuito de acolhê-lo durante o período de frio intenso, pelo menos, no primeiro momento.

Lá, eles eram acompanhados por assistentes sociais e podiam tomar banho quente, trocar de roupa e dormir em colchonetes com cobertores. Sem contar a alimentação que recebiam, originária de doações, na maioria das vezes.

O trabalho, que ganhou peso com a adesão popular, teve continuidade durante um tempo e foi seguido pela atual gestão.

Ponto de apoio, em 2019, funcionava em Duas PedrasPonto de apoio, em 2019, funcionava em Duas Pedras | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Mas aí surgiu uma outra questão! O número de pessoas encontradas dormindo pelas ruas da cidade cresceu e se tornou um problema para algumas instituições.

No antigo fórum, no Centro, por exemplo, durante um período, era fácil encontrar itens como bolsas, colchões e até mesmo porta-retratos espalhados pelo chão.

Em abril, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que por causa da quantidade de moradores de rua usando o espaço como moradia, a entrada do público passaria a ser feita por outro acesso na lateral do prédio.

Já a Prefeitura de Nova Friburgo disse, na época, que o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), por diversas e reiteradas vezes, vinha fazendo abordagens nas proximidades do local para acolher e acompanhar as pessoas em situação de rua.

Entrada do TRE-RJ passou a ser ocupada por moradores em situação de ruaEntrada do TRE-RJ passou a ser ocupada por moradores em situação de rua | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A condição dessas pessoas se agravou ainda mais com fechamento do ponto de apoio a moradores em situação de rua. Ao Portal Multiplix, a prefeitura falou por meio de nota sobre o assunto:

Em razão de alguns fatores, houve o fechamento do abrigo, notadamente em razão de diversos furtos que ocorreram dentro do imóvel, que fizeram com que o equipamento provisório ficasse sem as condições mínimas de atendimento e manutenção do serviço emergencial de acolhimento.

O município acrescentou que a baixa quantidade de profissionais habilitados para atuar com essas pessoas foi também um agravante para o fechamento do local:

O município não dispunha de equipe técnica para acompanhamento desses usuários, o que era temerário no tocante à segurança, tanto dos servidores que realizavam as abordagens quanto pelos próprios usuários.

O Executivo informou que o perfil desses usuários é pormenorizado pela equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), que identificou algumas questões:

Muitas dessas pessoas possuem referências familiares, inscrição junto aos benefícios assistenciais do governo federal ou, ainda, aposentadoria.

Por outro lado, a prefeitura explicou ainda que a alimentação dos usuários pode ser feita no Centro de Atenção Psicossocial (Caps-AD) e que a reinserção social deles é feita através de um trabalho realizado pelo Creas.

Através da indicação de vagas de emprego via Casa do Trabalhador, atividades realizadas de forma intersetorial com toda a rede de assistência e saúde, que executam um trabalho social de forma continuada para busca da autonomia desses usuários, seja pelo reestabelecimento de vínculos com suas famílias, seja pelo resgate da sua autonomia.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.