MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Envenenamento de cães em Friburgo é investigado para 'responsabilizar quem fez essa covardia', diz secretário

Denúncias feitas por redes sociais, prints ou marcações não podem ser validadas administrativamente pela Sebea

Por Kessia Coutinho
16/01/25 - 16:17
Envenenamento de cães em Friburgo é investigado para 'responsabilizar quem fez essa covardia', diz secretário Dez animais foram mortos no loteamento Porteira Branca em Amparo | Foto: Lenize Campos

A Secretaria do Bem-Estar Animal (Sebea) está investigando diversos casos de envenenamento de cães no bairro Amparo, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Lenize Campos, moradora do bairro, relata que tanto cães comunitários quanto cães com lar têm sido vítimas:

Um total de dez animais. O último foi o 'Negão' sábado, dia 11. Eu cuido dos cães da rua, no loteamento Porteira Branca e para mim são como meus. O 'Negão' mesmo era um dos que eu cuidava. Sempre que eu vou lá tratar deles saio com o coração na mão de deixar eles ali pela rua a mercê deste infeliz que está fazendo isso.

Lenize também comentou a comoção da vizinhança:

O pessoal está bem triste, e alguns com medo. Não querem nem falar sobre o caso, alegando que, se essa pessoa fez isso com um cãozinho, pode fazer também com crianças da rua. Por isso, preferiram não se envolver.

A moradora reforçou a importância das denúncias:

Os moradores podem acionar a Sebea e outros órgãos competentes se virem alguma movimentação estranha e também fornecer imagens de câmeras, caso seja solicitado.

As denúncias foram registradas administrativamente na secretaria, na manhã da última terça-feira, 14. Segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, funcionários já estiveram no local e conseguiram imagens de alguns animais.

Agora, em parceria com a Polícia Civil e a equipe de Posturas da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, a Sebea adotará medidas relacionadas à venda de produtos tóxicos, que podem estar ligados aos casos.

Professor André, secretário de Bem-Estar e Proteção Animal, se manifestou nas redes sociais sobre os casos:

Não posso entrar em muitos detalhes, mas a secretaria está trabalhando de forma séria para resolver a situação e responsabilizar quem fez essa covardia.

De acordo com a secretaria, as denúncias realizadas por meio de redes sociais, prints ou marcações não podem ser validadas administrativamente pela Sebea:

Sem lastro probatório criminal, não é possível validar se a denúncia está ocorrendo naquele momento ou se já ocorreu.

Denúncias de maus-tratos a animais podem ser realizadas pelos seguintes canais:

  • Comparecer presencialmente na Sebea (avenida Alberto Braune, 223, prédio ao lado da prefeitura, no Centro)
  • Enviar um email para: sebeanf@gmail.com
  • WhatsApp da Ouvidoria: (22) 2525-9244.

As denúncias também podem ser formalizadas na 151º DP (avenida Presidente Costa e Silva, 1051 - Centro) ou com um boletim de ocorrência online.

Em situações de emergência, o número 190 está disponível para acionamento imediato.

Segundo dados da secretaria, no ano passado foram abertos 1.100 processos, dos quais 80 resultaram em boletins de ocorrência e 10 em prisões por maus-tratos a animais.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.