Olho vivo na hora de comprar os presentes das mães: Procon RJ lança cartilha com orientações
Manual contém informações úteis para compras em lojas físicas e virtuais
O Procon Estadual publicou nesta semana um guia com orientações valiosas para quem deseja comprar presentes para o Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo, dia 14.
O manual contém informações úteis para compras em lojas físicas e virtuais, além de fornecer orientações sobre direitos do consumidor e cuidados a serem tomados.
O Procon recomenda que os consumidores façam pesquisas antes de comprar, já que o mesmo produto pode apresentar diferenças significativas de preço em lojas diferentes.
O guia também inclui instruções para compras online, como evitar o envio de cópias de documentos pessoais por aplicativos de mensagens e verificar a reputação do site para garantir uma compra segura.
Além disso, o guia aborda outras questões importantes, como atrasos na entrega, trocas de produtos, o direito de arrependimento em compras fora do estabelecimento comercial, e esclarecimentos sobre filas e cobranças adicionais em bares e restaurantes.
O presidente da autarquia falou sobre a cartilha e as ações para reprimir possíveis irregularidades no comércio:
O Procon sabe que o dia das mães é uma das datas que mais movimenta o comércio. Por esse motivo, divulgamos dicas úteis visando orientar consumidores e também fornecedores. Além disso, faremos fiscalizações orientadoras, anterior ao dia das mães, com o objetivo de adequar de imediato possíveis irregularidades e coibir abusos, garantindo o equilíbrio na relação se consumo.
As orientações do Procon poderão ser acessadas através deste link.
O consumidor que quiser fazer uma reclamação ou denúncia pode acessar os canais de atendimento por meio do site oficial da autarquia
O endereço eletrônico do Procon Estadual é reclame@procon.rj.gov.br.
Mensagens também podem ser enviadas para o WhastApp (21) 99374-1505.
Já o número 151 possui horário de atendimento das 9h às 16h para agendamento, orientação e denúncias. Ele pode ser chamado de todo o estado, tanto de celular quanto telefone fixo.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.