MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Instituto Cultural Martinho da Vila, em Duas Barras, abre as portas para visitação a partir desta quinta-feira

Espaço funciona como ponto cultural de preservação e memória da arte e da história do artista

Por Eliandra Bussinger
13/02/25 - 15:22
Instituto Cultural Martinho da Vila, em Duas Barras, abre as portas para visitação a partir desta quinta-feira Martinho da Vila e Cleo Ferreira, esposa do músico e presidente do ICMV, abrem o espaço para visitação do público | Foto: Divulgação/ICMV

A vida, legado e memória do sambista e compositor Martinho da Vila agora têm um espaço especial para visitação em Duas Barras, na Região Serrana do Rio.

Na tarde da última quarta-feira, 12, dia do aniversário do cantor, foi feita a abertura oficial do Instituto Cultural Martinho da Vila (ICMV) para o público.

Além de comemorar os 87 anos do artista, o evento marca uma nova etapa do ICMV, que agora será um lugar de preservação e memória cultural de Martinho. A iniciativa promete aos fás a oportunidade de conhecerem de perto sua trajetória na música, literatura e na história da cultura negra no Brasil.

Fundado em 2024, na Fazenda Cedro Grande, local onde o músico nasceu, o instituto era dedicado a projetos sociais e culturais para toda a comunidade, com aulas de música, teatro, artesanato, dança e curso de alfabetização para adultos.

Segundo a presidente do ICMV e esposa do sambista, Cleo Ferreira, o espaço é um "presente para Duas Barras e para toda a Região Serrana do Norte Fluminense":

Aqui, celebramos a história de Martinho, além de ser uma ponte para entender o presente e lançar luz sobre o futuro, precisamos revisitar a importância do passado. A Fazenda Cedro Grande é um símbolo de pertencimento e um lugar onde todos podem se sentir dentro da história do artista, conectando-se com suas raízes.

No Carnaval de 1938, Martinho da Vila nasceu em um quarto da Fazenda Cedro Grande, em Duas BarrasNo Carnaval de 1938, Martinho da Vila nasceu em um quarto da Fazenda Cedro Grande, em Duas Barras | Foto: Divulgação/ICMV

O evento de abertura contou com a presença de Martinho, que ressaltou a importância da casa sede da fazenda em Duas Barras para sua vida e história.

Na ocasião, o cantor explicou que nasceu pelas mãos de uma parteira, em um quartinho da casa, onde o pai, Josué Ferreira, e a mãe, Tereza de Jesus Ferreira, trabalhavam como caseiros.

De lá, aos quatro anos de idade, mudamos para a Serra dos Pretos Forros, também chamada de Morro da Boca do Mato. Anos após, voltei à minha cidade natal, a casa em que eu havia nascido estava à venda, comprei e doei para a criação de um Instituto Cultural, o ICMV (...) Hoje, aberto para visitação pública, onde preservamos um pouco da minha história e gostaria de compartilhar com todos enfatizou Martinho.

Os interessados em conhecer o instituto podem realizar a visita às quartas, sextas e sábados das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para isso, é necessário fazer o agendamento pelo telefone (21) 98607-9307.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.