Veja como se inscrever no Cadastro Único para receber o Auxílio Brasil
Cadastro no sistema do governo é requisito para receber o novo Bolsa Família, que começa a ser pago nesta quarta-feira, 17
Começa a ser paga nesta quarta-feira, 17, a primeira parcela do Auxílio Brasil, novo programa de distribuição de renda do governo federal. Cerca de 16 milhões de famílias devem ser beneficiadas, seguindo o calendário habitual do Bolsa Família, segundo o Poder Executivo.
Todas as famílias atendidas pelo Bolsa Família serão migradas para o Auxílio Brasil, sem a obrigatoriedade de recadastramento.
Entretanto, quem não está cadastrado no Bolsa Família e preenche os requisitos para solicitar novo benefício, deve fazer sua inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).
Podem se inscrever os seguintes grupos:
Famílias que possuem renda mensal por pessoa de até R$ 522,50 (metade do salário mínimo);
Quem possui renda mensal familiar total de até três salários mínimos ou R$ 3.135;
Pessoas que possuem renda acima dos valores acima, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões;
Como saber se estou cadastrado no CadÚnico?
O cidadão que não sabe se já possui cadastro ativo no CadÚnico pode baixar o aplicativo para celular "Meu CadÚnico". O app permite ver se o cadastro está desatualizado ou em processo de averiguação. Também é possível imprimir comprovantes.
Caso o usuário não tenha internet, deve procurar algum Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou um posto de atendimento do CadÚnico mais próximo.
Quem pode fazer o cadastro
Quem for maior de 16 anos, e preferencialmente mulher, poderá cadastrar toda a família. Quem prestar a informação será denominada Responsável pela Unidade Familiar (RF) no Cadastro Único.
O Responsável pela Unidade Familiar (RF) deve estar com um desses documentos de cada pessoa da família:
- Certidão de Nascimento
- Certidão de Casamento
- CPF
- Carteira de Identidade
- RG
- Carteira de Trabalho
- Título de Eleitor
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix._