Fazenda marinha em Arraial do Cabo é pioneira no cultivo de vieiras e impulsiona o turismo sustentável na Região dos Lagos
Projeto da ONG Lagos em Ação promove atividades de educação ambiental e formação técnica em maricultura para a comunidade local
A cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, é conhecida por ser uma grande produtora de lula. O que muitos não sabem é que o município vem se tornando uma referência na produção sustentável de vieiras, moluscos, peixes e algas em uma balsa monitorada.
O cultivo dessas iguarias é bem diferente da pesca tradicional de lula e exige um trabalho quase diário, realizado em uma fazenda marinha. O local utiliza a técnica de cultivo multitrófico, em que várias espécies são criadas em conjunto.
Fundado em 2020, o projeto Maricultura Multitrófica de Arraial do Cabo (MMAC), da Organização Não Governamental (ONG) Lagos em Ação, foi o primeiro do município e é o único até o momento.
A Lagos em Ação promove atividades de educação ambiental e oferece formação técnica em maricultura para a comunidade local. O grupo também se destaca por sua colaboração com instituições acadêmicas e científicas.
Nos últimos cinco anos, de acordo com especialistas, os níveis de clorofila e a produção de vieiras diminuíram significativamente devido às mudanças climáticas. O mar de Angra dos Reis, polo no estado, sofreu com o fenômeno e passou a trabalhar em conjunto com Arraial para manter essa produção crescente e eficiente, possibilitando a manutenção dos preços de venda.
Nossa equipe foi até a fazenda marinha de Arraial para conhecer e entender como funciona esse trabalho inovador.
Veja na reportagem especial da Multiplix!