Friburguense busca liderança do Grupo X diante do Americano no Eduardo Guinle
Tricolor da Serra recebe o time de Campos nesta quarta-feira, às 15h, em Nova Friburgo

Hora de voltar ao campo com o objetivo de evitar o retorno à Série B1 do Estadual. Com esta meta, o Friburguense recebe o Americano, nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, às 15h, no estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo. O duelo é válido pela terceira rodada do Grupo X do Campeonato Carioca.
Os ingressos para o confronto estão sendo vendidos nas bilheterias do estádio, a preços que variam entre R$ 10 (descobertas) e R$ 20 (sociais).
O Friburguense possui quatro pontos no Grupo X após vencer o Nova Iguaçu na última rodada e empatar com o América na rodada inicial. O time divide a liderança com o time carioca, perdendo no saldo de gols.
O meia Jorge Luiz projetou o duelo diante do Americano após o triunfo tricolor na Seletiva que acabou eliminando o Alvinegro campista.
“Quando vencemos o Americano, fizemos um bom jogo e se quisermos vencer de novo vamos ter que jogar da mesma forma que estamos, com muita vontade e atenção. Para que a gente consiga a vitória, que vai ser muito importante para a gente, teremos que dar o nosso máximo. Temos que ter muita atenção para não errarmos, porque o time do Americano é ótimo, muito bem organizado. Vamos fazer o nosso jogo e focar na atenção do nosso time, pois nessa fase não se pode errar”, afirma.
O Americano, por sua vez, vive a expectativa pela estreia do novo treinador, Rafael Soriano. Ele afirma que encontrou o grupo abalado por não chegar à fase final do Carioca e projetou um duelo difícil na Região Serrana.
“Procuramos trabalhar muito a motivação e o que vinha dando errado. Acredito que o Friburguense vai vir para cima, está brigando pela primeira colocação, mas esse jogo tem que ser o da nossa volta por cima, para escrevermos uma nova história na competição”, declara Soriano.
A equipe campista esteve perto da vaga, mas a derrota para o Tricolor da Serra custou a classificação. No Grupo X, a equipe do Norte fluminense possui apenas um ponto em dois jogos.
No outro jogo da rodada, América e Nova Iguaçu, se enfrentam também nesta quarta e no mesmo horário, no estádio Giulite Coutinho.
Regulamento
O Friburguense disputa o Grupo X com os outros três times da Seletiva que não ficaram nas duas primeiras posições e avançaram à fase final. Nesta etapa, os clubes jogam em turno e returno e o primeiro colocado se livra do descenso.
Os três times restantes vão integrar o Grupo Z, onde, novamente, vão se enfrentar, em turno e returno, e os dois melhores também evitam a queda para a Série B1. O último colocado vai disputar a Segundona, ainda em 2020.
Por sua vez, a Seletiva do campeonato de 2021, vai ser disputada pelas três equipes que se salvaram nos Grupos X e Z, o último colocado da fase final do Estadual de 2020 e os finalistas da Série B1.