Operação Caça Fio: empresas de internet de Teresópolis realizam trabalho de limpeza dos postes
Ação visa combater a poluição visual e garantir a segurança de todos que circulam pelas ruas e avenidas da cidade

A Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade e com a parceria de operadoras de internet, realizou nesta semana mais uma fase da Operação Caça Fio na cidade.
Segundo um levantamento da prefeitura, foram mais de 50 quilômetros de fios e cabos retirados dos postes na área central para combater a poluição visual e garantir a segurança de todos que circulam pelas ruas e avenidas do município.
O Secretário de Segurança, Sérgio Mauro Louzada, explicou que as equipes trabalham na remoção em turnos, durante o dia e a noite, por meio de convênio do governo municipal com empresa especializada:
A operação está sendo realizada no centro da cidade e, em seguida, partiremos para outros bairros. Desde o início da ação, em 6 de fevereiro, já foram retirados mais de 50 quilômetros de fios. Agradecemos a parceria de operadoras de internet que estão fazendo mutirões quinzenais para reforçar a operação.
As empresas participantes são: Gigalink, ATI, Giga+, RCA, A2+, NGT, Rede br, Ello, Tere link, K2 Telecom e Altarede.
Valéria Machado, gestora da Gigalink de Teresópolis, reforça que esse trabalho auxilia na prevenção de acidentes:
Com a limpeza, conseguimos oferecer um serviço de maior qualidade, evitando quedas causadas por curtos durante as chuvas devido à quantidade excessiva de fios. Isso ajuda também na visibilidade. A gente consegue ter uma cidade mais limpa, um pouco mais organizada, e não ficam esses fios caídos, o que também é uma questão de segurança.
Mais de 50 quilômetros de fios e cabos retirados dos postes na área central de Teresópolis | Foto: Reprodução/Gigalink
Valéria cita ainda que um dos maiores desafios da ação foi garantir a continuidade dos serviços para os clientes durante a ação:
Muitas vezes, é necessário desconectar para fazer a troca e adequar o cabo, e, por se tratar da avenida principal da cidade, esse foi o nosso maior desafio. Estamos fazendo essa parceria com a prefeitura e disponibilizando uma equipe para acompanhar e realizar todo esse serviço, incluindo a adequação da rede e a remoção para deixar dentro do nosso padrão de qualidade.
A Operação Caça Fio foi iniciada em fevereiro com objetivo de retirar cabos de telefonia, energia elétrica e de internet instalados desordenadamente nos postes, causando poluição visual e oferecendo risco à segurança e à mobilidade de quem circula pelas vias públicas.
O trabalho começou pela Calçada da Fama, no centro da cidade, e se estenderá pelos bairros.
A retirada dos cabos e fios obsoletos e as novas instalações feitas da maneira correta irão contribuir para a melhoria da qualidade do serviço de internet prestado no município e manter na cidade somente as operadoras legalizadas.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!