Saudade anuncia desligamento da Liga das Escolas de Samba de Friburgo após tumulto em apuração
Agremiação afirma que continuará a participar dos desfiles, mas sem concorrer; Liesbenf ainda não se pronunciou sobre o assunto
Depois de ter a apuração das notas dos desfiles das escolas do Grupo Especial marcada por tensão e polêmica, o Carnaval de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, volta a ter mais um desdobramento, na tarde desta sexta-feira, dia 24.
A Unidos da Saudade emitiu um comunicado à imprensa e anunciou o desligamento da Liga das Escolas de Samba de Nova Friburgo (Liesbenf) a partir desta mesma data.
No documento, a agremiação diz que “não pode compactuar com atitudes desonestas e fraudulentas” e deixa um recado à comunidade em relação aos desfiles do próximo ano:
[A escola] continuará a participar dos desfiles, sem concorrer, pois o nosso maior troféu é o reconhecimento do público, é fazer vibrar de emoção de cada torcedor.
A Saudade ainda pede desculpas aos torcedores pelo ocorrido no dia da apuração, mas alega ter tido motivos para tal atitude.
Infelizmente, a injustiça sofrida levou ao nosso presidente a atitudes extremas.
Presidente da Unidos da Saudade, Kassius Sampaio, não aceitou posicionamento da Liesbenf | Foto: Kessia Coutinho
Relembre o caso
Antes da abertura dos envelopes, a Alunos do Samba entrou com um recurso contra a Unidos da Saudade, que causou a perda de dois pontos para a escola do bairro Ypu.
A alegação é que a 'Roxo e Branco' não foi para a concentração quando solicitada e que isso teria atrapalhado a 'Azul e Branco' a entrar na avenida.
O recurso foi aceito pela Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf), o que gerou revolta de alguns membros da Saudade e confusão com a Alunos Samba.
O presidente da 'Roxo e Branco', Kassius Sampaio, precisou ser contido pelos seguranças e retirado do local.
Alegação da Saudade
Na nota emitida nesta sexta-feira, 24, a Unidos da Saudade diz que foi injustiçada e faz a seguinte alegação:
Com o avanço do Grêmio Recreativo Vilage no Samba, que se encontrava na área de armação, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Saudade deveria avançar até
a faixa de pedestre em frente ao portão de entrada da prefeitura/ Galeria dos Arcos, o que não ocorreu, impedida pelo sr. Alfredo, que só permitiu o avanço até a ‘Topcell’, o que obviamente impediria a liberação na rua Comandante Ribeiro de Barros.
E acrescenta que não considera justa a decisão tomada pela Liga:
Além de não merecer acolhimento o referido recurso interposto, já que o não avanço não se deu por culpa ou má-fé da Unidos da Saudade, o recurso foi julgado extra petita, ou seja, além do que foi pedido, pois em nenhum momento o Grêmio Recreativo Escola de Samba e Cultural Alunos do Samba de Conselheiro Paulino questionou a subida de destaques na área de concentração.
Postura dos envolvidos
A reportagem entrou em contato com a presidente da Liga das Escolas de Samba de Nova Friburgo (Liesbenf), que, até o momento, não quis se posicionar.
O Portal Multiplix também tenta contato com Alfredo Werly, membro da Liesbenf citado pela Unidos da Saudade, mas sem sucesso.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.