Ambulâncias do Samu são entregues a dez cidades do interior; veja quais são
Ação faz parte do projeto 'Samu 100% RJ'; prestação do serviço é alvo de polêmica em Friburgo
O Governo do Estado do Rio de Janeiro entregou, na última quarta-feira, 01, seis novas ambulâncias do Samu para Nova Friburgo e outras cidades da Região Serrana do Rio.
A cerimônia simbólica, aconteceu na sede do 6º Quartel do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo e contou com a presença de várias autoridades, como o vice-governador, Thiago Pampolha, e o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.
O prefeito de Friburgo, Johnny Maycon, e os de municípios do interior também participaram do evento.
Autoridades de várias cidades estiveram presente no evento de emprega dos veículos | Foto: Gee Santos
Ao todo, 12 ambulâncias classificadas como avançadas, com suporte para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foram entregues para 10 cidades da região. São elas;
Nova Friburgo: 3
Bom Jardim: 1
Trajano de Moraes: 1
Santa Maria Madalena: 1
Cantagalo: 1
Macuco: 1
Cordeiro: 1
Carmo: 1
São Sebastião do Alto: 1
Duas Barras: 1
Ao todo 12 veículos foram entregues para cidades da região | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
A entrega faz parte do projeto ‘Samu 100% RJ’, que vai disponibilizar, ao todo, 249 veículos e levar o serviço para cidades que ainda não têm o atendimento instalado.
O vice-governador do estado, Thiago Pampolha, falou sobre o projeto:
Este é o início de uma parceria do Governo do Estado com o município em relação ao serviço do Samu”.
Essa entrega faz parte do projeto ‘Samu 100% RJ’ que vai disponibilizar, ao todo, 249 veículos, levando o serviço inclusive para cidades que ainda não têm o atendimento instalado.
Desde o início do ano, já foram entregues 145 ambulâncias para 38 municípios, com um investimento de R$ 87,4 milhões.
Segundo dados do Samu-RJ, já foram registrados somente neste ano, 16.027 atendimentos e em 2022, foram, em média, 502 atendimentos por dia.
Polêmica em Nova Friburgo
Em março do ano passado, a reportagem do Portal Multiplix entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para saber sobre a situação do Samu em Nova Friburgo, já que em 2011 a cidade recebeu equipamentos semelhantes, que ficaram sucateadas no Hospital Municipal Raul Sertã, já que o serviço não foi implementado.
Naquela época, o governo estadual disse apenas que o Samu é gerido pela SES na capital e que Friburgo recebeu os veículos em 2011 e não implementou o serviço.
“Desde 2016, a SES repassa, aos municípios que possuem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192) habilitado, verba de custeio para a manutenção, realizado por meio de repasses do Fundo Estadual de Saúde aos respectivos Fundos Municipais de Saúde. O município de Nova Friburgo recebeu do Ministério da Saúde, em 2011, por ocasião das enchentes, três ambulâncias, mas não chegou a implantar o serviço. E, portanto, não recebe verba de custeio da secretaria.”
Ainda segundo a SES, em 2021, foi feita nova pactuação para incentivo de implantação do SAMU, que previa uma maior parcela de repasse da SES para o custeio do serviço.
A reportagem fez, nesta quinta, 2, novos questionamentos ao estado e aguarda respostas.
A prefeitura, por sua vez, informou que: “o veículo de 2011 entregue em Nova Friburgo não está sendo usado devido à falta de implementação do Samu. As novas viaturas estão em processo de documentação, enquanto também o Samu segue em processo de habilitação junto a Câmara Técnica do Estado que, até hoje, nunca foi implantado em Nova Friburgo.”
Na nota, a assessoria de imprensa ainda disse que a atual gestão está empenhada pra dar início aos serviços na cidade e, pra isso, está fazendo tratativas com a Câmara Técnica Estadual e que o processo já está em desenvolvimento.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.