Campanha nacional de vacinação visa proteger jovens contra o HPV, vírus ligado a vários tipos de câncer
Com apenas 52% de imunização entre adolescentes, Nova Friburgo também adotará estratégias para ampliar vacinação

O Ministério da Saúde (MS) promoverá, ao longo deste ano, uma campanha nacional de resgate para identificar e vacinar cerca de 7 milhões de adolescentes entre 15 e 19 anos que ainda não foram imunizados contra o Papilomavírus Humano (HPV).
A pasta tem por objetivo corrigir o acúmulo de não vacinados desde 2014 e proteger uma faixa etária vulnerável a doenças relacionadas ao HPV, como o câncer de colo do útero.
O público-alvo para a imunização de rotina são crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. De acordo com MS, a vacina tem maior eficácia se for aplicada antes do início da vida sexual, pois diminui muito as chances de uma infecção prévia, já que a via sexual é a principal forma de transmissão do HPV.
Ainda segundo o ministério, esse vírus é responsável por quase 100% dos casos de câncer do colo do útero, o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres brasileiras.
Ele também pode causar câncer no ânus, pênis, vagina e garganta. A vacina disponível atualmente no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os quatro subtipos que mais provocam câncer e também verrugas e feridas nos órgãos genitais.
Planejamento
Os cinco estados com os maiores índices de adolescentes não vacinados contra o HPV são o Rio de Janeiro (54%), Acre (40%), Distrito Federal (38%), Roraima (36%) e Amapá (32%).
O planejamento do ministério encaminhado aos estados e municípios prevê ações de microplanejamento para vacinar os jovens em pontos estratégicos como escolas, faculdades e salas de vacinação.
Os municípios deverão elaborar seus próprios planos, com base nos dados locais, para garantir que a vacina chegue até quem perdeu a oportunidade de ser imunizado anteriormente.
Nova Friburgo
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade possui cerca de 40% de adolescentes que fazem parte do público-alvo desta campanha.
A taxa de cobertura vacinal desse imunizante na faixa de 9 a 14 anos chega a 52% (meninas: 56,62% / meninos: 48,75%), porém, a meta estipulada pelo MS é de 90%.
A Coordenação de Imunização do Município informou que está adotando estratégias de vacinação junto ao Programa Saúde na Escola (PSE), mas as datas ainda serão definidas.
Contudo, a vacina encontra-se disponível para crianças e jovens, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, nas seguintes unidades de Saúde:
- Posto de Saúde Silvio Henrique Braune (Suspiro)
- Tunney Kassuga (Olaria)
- Waldir Costa (Conselheiro Paulino)
- Ariosto Bento de Mello (Cordoeira)
- José Copertino Nogueira (São Geraldo)
Para a imunização, a criança ou adolescente deve levar a caderneta de vacinação e o CPF.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!