Após quase 1 ano, estado entrega obra de drenagem em Friburgo; última via será liberada nesta quarta
Intervenção era aguardada há mais de 40 anos e será essencial para o escoamento das águas da chuva
Uma das obras mais esperadas pela população de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a drenagem e pavimentação da rua Farinha Filho, no Centro, foram concluídas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop).
A última via que estava interditada para a realização das intervenções será liberada ao trânsito nesta quarta-feira, 1º.
As obras fazem parte de um pacote de ações para a drenagem na região, que abrange cinco ruas, incluindo a avenida Alberto Braune, e que, segundo o estado, recebeu investimento de R$ 14,3 milhões.
A intenção da obra é prevenir que o Centro volte a sofrer com os alagamentos e as enchentes em períodos de chuva intensa.
Rua Farinha Filho ficava alagada com as chuvas que eram motivos de preocupação para os friburguenses | Foto: Reprodução/Redes Sociais
O projeto da drenagem recebeu recursos do PactoRJ, maior programa de investimentos do governo do estado, para fazer a captação das águas pluviais desde os bairros mais altos do município, como Braunes e Bairro Suíço, evitando o acúmulo de águas nas principais vias do Centro.
As tubulações antigas foram trocadas por galerias, com 1,5 metro de altura e 2,5 metros de largura em um trecho total de 1.286 metros, ampliando a capacidade de escoamento das águas das chuvas na cidade.
Galerias de 1,5 metro de altura e 2,5 metros de largura foram usadas nas obras | Foto: Jacqueline Stein
A empresa Ômega Construtora foi a responsável pela execução dos trabalhos dentro de uma área de 10.900 m².
As obras começaram em novembro de 2022 pela rua Augusto Cardoso, passando pela avenida Alberto Braune, Monte Líbano, Carlos Alberto Braune e avenida Comte Bittencourt, rua Dante Laginestra, parte da praça Getúlio Vargas e por toda extensão da Farinha Filho.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.