DER dá prazo para entrega da RJ-130; trechos da Terê-Fri ainda estão cheios de buracos
Obras começaram no final de 2021 e, até hoje, não foram finalizadas pelo estado
Quem passa com frequência pela RJ-130, estrada que liga Nova Friburgo a Teresópolis, na Região Serrana do Rio, já sabe que é preciso ter muita atenção em diversos pontos da estrada.
Próximo à entrada do bairro Cardinot, em Friburgo, por exemplo, a rodovia está em péssimas condições.
Como anunciado, o governo do estado realizou intervenções desde o início da via até o quilômetro 60, mas, depois disso, até o quilômetro 68, já no trevo de Duas Pedras, os buracos ainda estão por toda a pista.
Agora, o estado deu novo prazo para terminar as obras. Enquanto isso, as reclamações continuam. Nesta sexta-feira, dia 5, o Portal Multiplix recebeu algumas fotos desses buracos que permanecem no trecho que ainda não recebeu as obras.
Quando chove a situação fica ainda pior na RJ 130 | Foto: Luiz da Silva
Luiz da Silva é morador do bairro e diz que, a cada dia que passa na estrada, percebe novos buracos. Quando chove, a situação para o motorista fica ainda pior:
Quanto mais o tempo passa, mais parece que surgem buracos, e isso não é resolvido. Quando chove, a situação da estrada piora muito. É muito ruim para os carros e para a segurança dos motoristas. Ainda mais se for à noite ou se estiver chovendo, você pode causar um acidente ou acabar furando o pneu, como foi o meu caso.
Já Kennian Werneck trabalha em uma fábrica na RJ-130, em Friburgo, e precisa passar de carro todos os dias pela via, já que essa é o único caminho para chegar ao trabalho. Ele também reclama das condições da RJ, que vem se arrastando ao longo dos anos.
Desde as fortes chuvas de 2011, o trecho entre Duas Pedras e o hospital São Lucas tem sido muito castigado. Eu passo por aqui todos os dias para chegar ao meu trabalho e percebi, ao longo dos anos, que alguns reparos foram feitos nesse período, mas sem sucesso. A passagem é interrompida devido aos buracos, os veículos precisam ser constantemente reparados, a sinalização é ruim.
Kennian também cobra uma resolução para o problema e reforça que a situação é agravada com o período chuvoso:
Quando chove, há um grande volume de água barrenta que impede a visão dos buracos. Quando a água seca, uma nuvem de poeira prejudica a visibilidade da estrada. Minha pergunta, que acredito ser a mesma de muitas pessoas que passam por aqui, é: quando será realizada uma obra que solucione definitivamente esse problema?
A via tem vários hotéis e pontos turísticos em sua extensão, além de ser muito utilizada por caminhoneiros para o grande escoamento da produção hortifrutigranjeira da região.
Estrada é uma importante via para a produção agrícola da região | Foto: Luiz da Silva
Nesta semana, a reportagem entrou em contato com o governo do estado para saber o motivo da paralisação da obra. Por meio de uma nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) deu um prazo para a regularização dos trabalhos:
O DER-RJ informa que o contrato para as obras na RJ-130 recebeu um aditivo para os trabalhos de drenagem, restando apenas a tramitação dos ajustes finais. A previsão é de que até o final desta semana, esse contrato esteja em vigor.
Também questionamos o DER em relação à entrega da obra e, segundo o estado, até a metade desse ano, todo o trecho será finalizado:
O término das obras de recapeamento asfáltico da RJ-130 está previsto para junho deste ano. Atualmente, 60 km dos 68 já estão prontos, e a sinalização horizontal da rodovia está sendo realizada.
Obras de Intervenção
As obras na Terê-Fri começaram no final de dezembro de 2020 e tinham previsão de durar um ano. Esse prazo foi prorrogado e, até hoje, a reforma não foi entregue.
Segundo o DER, mesmo com o aditivo para os trabalhos de drenagem, não houve aumento no recurso investido, que permanece no valor inicial de R$ 77.7 milhões.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.