Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio celebra 42 anos com visita educativa especial
Programação de aniversario contará um pouco da história do convento que virou museu
Um dos pontos turísticos mais históricos de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, está em festa. O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) completa 42 anos neste domingo, 15, mas as celebrações começam neste sábado, 14.
Para comemorar a data, o espaço realizará uma visita educativa especial. A visitação, batizada de #VemProMart, será gratuita e aberta a moradores e turistas.
A visita guiada abordará a chegada dos franciscanos à região, no século XVII, a construção do convento e sua deterioração ao longo dos anos, além da intervenção e tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, por fim, a inauguração do Mart.
Ao longo desses 42 anos, o museu recebeu milhares de visitantes, acolheu centenas de exposições artísticas, manifestações culturais, realizou capacitações, como os cursos sobre patrimônio e formação de professores, e promoveu eventos como o Frade Cervejeiro e Música no Convento, entre outros.
Museu recebeu milhares de visitantes, acolheu centenas de exposições artísticas e manifestações culturais | Foto: Divulgação/Mart
Para Aline Cadaxo, museóloga do espaço, é impossível pensar no Mart sem considerar os 338 anos decorridos desde o início da construção de sua sede, o antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos:
O Mart, desde sua inauguração, em 1982, vem criando novas memórias para esse edifício histórico, agora compartilhadas com os mais diversos públicos que participam de suas atividades de preservação, exposição, pesquisa, educação e cultura.
Na visão de Aline, o museu continua, ano após ano, contribuindo para o permanente processo de construção das memórias locais e o respeito à diversidade cultural:
Parabenizo todos os servidores e colaboradores, amigos e parceiros, de ontem e de hoje, por terem construído ao longo desses 42 anos um museu atuante no desenvolvimento cultural da região e por terem colaborado para que o Mart tenha se tornado esse polo produtor e difusor de conhecimento.
De acordo com a direção do museu, não é necessário fazer agendamento para participar da visitação. Basta comparecer ao Mart, situado no largo de Santo Antônio, s/n°, no centro do município cabo-friense, neste sábado, 14, a partir das 10h30.
Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram)
Inaugurado em 15 de dezembro de 1982, sob a gestão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Museu de Arte Religiosa e Tradicional foi criado para preservar o monumento que foi a sede do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, onde os franciscanos viveram por mais de 170 anos (1696-1872).
Inscrito no Livro de Tombo das Belas Artes do Iphan, em 1957, como patrimônio nacional, atualmente, o espaço abriga o museu e mantém sua parte religiosa, a Capela de São Francisco da Penitência e cemitério, pertencentes à Ordem Franciscana Secular (OFS).
Desde janeiro de 2009, o Mart é mantido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!