Suspeito de dupla tentativa de homicídio por homofobia é preso em Nova Friburgo
Uma das vítimas, um amigo que tentou defender uma mulher trans, foi hospitalizado em estado grave após sofrer perfurações no tórax e no pulmão
Um suspeito de dupla tentativa de homicídio motivada por homofobia foi preso em flagrante em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
O caso aconteceu na madrugada de sábado, 1º, quando, durante uma discussão, um homem usou uma faca para atacar duas vítimas: uma mulher trans e o amigo dela.
As vítimas foram hospitalizadas. Uma está em estado grave, com perfurações no tórax e no pulmão, e a outra com ferimentos superficiais.
Ao Portal Multiplix, o delegado titular da 151ª DP, Heberth Tavares Cardoso, afirmou que uma das vítimas vinha sofrendo ataques homofóbicos e que o amigo tentou defendê-la no momento do crime. Veja no vídeo abaixo:
De acordo com o delegado, assim que o fato foi notificado, as investigações começaram. O autor do crime foi localizado em sua casa e preso em flagrante com o apoio da Polícia Militar:
Ele foi autuado por homicídio tentado qualificado pelo motivo fútil, em razão da discussão sobre homofobia, e pelo crime previsto no artigo 2º-A da lei nº 7.716/1989, que trata da injúria homofóbica.
Segundo a polícia, a faca usada no crime foi encontrada ainda suja de sangue.
Após o ocorrido, João Carlos, tio do amigo que saiu em defesa da mulher trans, veio a público por meio das redes sociais para denunciar o caso e pedir justiça:
A reportagem aguarda informações sobre o estado de saúde das vítimas.
Na tarde desta segunda-feira, 3, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o Centro de Cidadania LGBTI Serrana I - Hanna Suzart emitiram uma nota de repúdio sobre o caso:
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social repudia veementemente o crime motivado por homofobia ocorrido em nossa cidade. Violência e preconceito não podem ser tolerados. Nos solidarizamos com as vítimas e informamos que nosso equipamento de atendimento à população LGBTQIA+ está à disposição para oferecer suporte e acolhimento. Seguiremos firmes na luta por uma sociedade mais justa e segura para todos.
O Centro de Cidadania LGBT Hanna Suzart funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h no prédio da antiga rodoviária, localizado na avenida Alberto Braune, 223, no Centro.
O contato também pode ser feito pelos canais:
- WhatsApp: (22) 2523-7907;
- Instagram: @hannasuzart.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.