Búzios recebe 24 transatlânticos em janeiro e deve atrair mais de 100 mil turistas
Alguns navios têm capacidade para até 6.000 passageiros, o que gera um impacto significativo na economia local
A cidade de Búzios, na Região dos Lagos do Rio, se prepara para um janeiro movimentado, com turistas a bordo de luxuosos transatlânticos. Ao longo do mês, 24 navios de cruzeiro aportarão no município, trazendo mais de 100 mil visitantes para a região.
Nos fins de semana, a cidade tem previsão de receber até dois transatlânticos por dia. Alguns desses navios têm capacidade para cerca de 6.000 turistas, o que representa um impacto significativo na economia local, especialmente no setor de turismo e serviços, celebrou a prefeitura.
Segundo a administração municipal, o fluxo de visitantes tem sido constante desde o primeiro dia do ano. Com a chegada dos cruzeiros, Búzios se consolida como um dos destinos mais procurados por turistas nacionais e internacionais, atraídos por suas praias, gastronomia e infraestrutura.
Piéres localizados no centro da cidade passaram por reformas nos últimos meses | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios
Ao Portal Multiplix, o novo secretário de Turismo do balneário, Thomas Weber, comemorou o período de chegada dos cruzeiros. Além da expectativa econômica, ele destacou as melhorias estruturais realizadas pela prefeitura:
Houve a reforma dos três píeres do centro, na Praia da Armação, para distribuir e acomodar o trabalho da pesca, traineiras, escunas, lanchas e os passageiros de cruzeiro. Além disso, estamos fazendo um ótimo projeto de campanha de internet gratuita para os visitantes.
Em parceria com o Convention Bureau, a prefeitura implementou um sistema de wi-fi gratuito para os passageiros que desembarcam na cidade, o que permite realizar ações de marketing direto com os turistas. O secretário ainda comentou o ganho econômico com a temporada:
Movimenta bastante o setor de passeios. Obviamente o comércio, bares e restaurantes também sentem o bom fluxo de clientes. Cada passageiro gasta em torno de R$ 634, segundo estudo da FGV. Esse valor estaria inserido justamente em passeios, compras, alimentação, etc.
Sobre ter assumido a pasta há apenas seis dias, Thomas afirmou: "É uma grande honra para mim. Estaremos focados em dar segmento ao planejamento e às ações em curso. Acredito que ações de ordenamento dessa temporada serão prioridade".
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com as operadoras de turismo e a Marinha do Brasil, garante que tem trabalhado para oferecer infraestrutura adequada e receber os navios de forma segura e organizada.
Em 2023, a equipe do Portal Multiplix acompanhou de perto a chegada de um transatlântico durante a temporada de 23/24. Nossa reportagem conversou com os passageiros para saber o que eles pretendiam fazer durante as horas que passariam na península.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!