Cláudio Castro toma posse como governador do Rio de Janeiro no Palácio Tiradentes
Em discurso, o político reeleito com quase 5 milhões de votos prometeu fortalecer o interior do estado
Cláudio Castro (PL), reeleito a governador do estado do Rio com quase 60% dos votos, tomou posse na manhã desse domingo, dia 1º, no Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O vice-governador eleito, Thiago Pampolha (União), também foi empossado.
Na cerimônia, o governador destacou a importância da parceria entre o governo e os poderes, para a reconstrução do Rio de Janeiro.
Vejo em todos nós a força para transformar o Rio no estado que sonhamos e queremos, porque o melhor Rio de nossas vidas é aquele que a gente constrói junto, todos os dias.
Claudio Castro destacou que vai fortalecer ainda mais o interior do Rio de Janeiro, visando "a construção de um estado menos exposto a flutuações econômicas e sociais".
As pessoas vivem nas cidades e buscam saúde, cultura, educação e qualidade de vida. A capital e a Região Metropolitana concentram oportunidades e recursos, mas o interior guarda um potencial a ser explorado e precisa de mais atenção.
Castro assumiu o cargo de governador após o afastamento de Wilson Witzel (PSC), em 2020.
Ele concluiu o discurso dizendo que começa este segundo mandato com a experiência adquirida nos dois últimos anos e "a certeza de que será possível fazer ainda mais pelo Rio":
É com essa experiência, com o plano de governo aprovado pelo povo do Rio de Janeiro, ouvindo o Legislativo e o Judiciário e, dialogando com a sociedade, que entramos em 2023 com a esperança de que será possível realizar ainda mais do que fizemos em apenas dois anos.
Esse é o primeiro cargo político do vice-governador eleito do Rio, Thiago Pampolha | Foto: Divulgação/Enrico Rubin e Renee Rocha
O vice-governador, Thiago Pampolha (União), afirmou que o novo mandato será marcado pela missão de trazer mais investimentos e desenvolvimento para o Estado do Rio de Janeiro.
Marcamos oficialmente, hoje, ao lado do governador Cláudio Castro, o início de mais um período de muito trabalho. Queremos e vamos fazer do nosso estado, um lugar cada vez melhor para a população fluminense.
Na abertura da cerimônia, o presidente da Alerj, André Ceciliano, parabenizou o governador e o vice-governador pela vitória nas urnas e lembrou da parceria do governo do estado com a Assembleia Legislativa.
Aprovamos leis fundamentais para o futuro do nosso estado, como o Fundo Soberano, que este ano terá R$ 5 bilhões em caixa. Parte disso, poderá ser investido em projetos estruturantes - ressaltou Ceciliano.
Posse de Castro e Pampolha aconteceu na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro | Foto: Divulgação/Enrico Rubin e Renee Rocha
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.