Atraso nos pagamentos de servidores da UPA de Nova Friburgo gera impasse
Prefeitura diz estar em dia com repasses, mas Viva Rio admite débitos com funcionários e não dá prazo para quitar pagamentos

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, realizada na última quinta-feira, 13, a vereadora Maiara Felício (PT) denunciou que servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino estariam com benefícios salariais atrasados.
Segundo a parlamentar, os relatos foram feitos por alguns servidores que alegaram não ter recebido até o momento, o 13º salário. Outros disseram que desde dezembro também estão sem ganhar o complemento salarial do piso da enfermagem.
O Portal Multiplix contatou a Prefeitura de Nova Friburgo na última sexta-feira, 14, para saber se o Executivo tinha conhecimento das acusações e qual é a sua responsabilidade no caso.
Em nota, a Secretaria de Saúde esclareceu "que está adimplente com todas as obrigações relacionadas ao pagamento do piso da enfermagem, incluindo o 13º salário", além disso, acrescentou:
O município atua apenas como agente repassador das verbas destinadas ao piso, não havendo qualquer pendência nesses pagamentos. A empresa responsável já foi comunicada do repasse e o cumprimento desses pagamentos é fiscalizado por meio da prestação de contas mensal da Viva Rio.
Viva Rio confirma atrasos nos pagamentos*
A reportagem também procurou a Organização Social (OS) Viva Rio, responsável por gerir a UPA da cidade.
Foi feita uma série de questionamentos, entre eles, qual seria o motivo dos atrasos e se havia previsão de regularizar os débitos.
Já nesta segunda-feira, 17, a Viva Rio admitiu, por meio de nota, estar em atraso com os pagamentos dos servidores, mas não citou prazo para regularizar a situação:
O Viva Rio informa que teve conhecimento da liberação dos recursos hoje (17/02), no entanto, ainda não entraram na conta da organização. Assim que esses valores forem compensados, o Viva Rio realizará os pagamentos faltantes.
Ainda nesta segunda-feira, o portal voltou a contatar a prefeitura para esclarecer quando foi realizado o último pagamento, se realmente houve atrasos nos repasses, e qual seria o motivo da demora. Porém, até o momento, não houve resposta.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!