Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital passa a disponibilizar vagas de emprego do Sine
Para receber as ofertas, é necessário atualizar os dados pessoais e profissionais no aplicativo da CTPS
O governo federal atualizou e ampliou os serviços da Carteira de Trabalho Digital. Agora, os trabalhadores podem consultar as vagas de emprego disponíveis nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
A nova funcionalidade substitui o antigo aplicativo Sine Fácil. Com a atualização do app da CTPS Digital, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) busca centralizar e disponibilizar seus serviços em um só lugar, além de agilizar a intermediação de mão de obra.
Segundo o MTE, o trabalhador será notificado pela CTPS Digital sempre que surgir uma vaga de emprego, compatível com seu perfil profissional e endereço residencial cadastrado:
Instalado o app, o trabalhador terá acesso às ofertas de emprego clicando no ícone 'maleta' localizado na barra inferior ou na aba 'emprego' no menu de opções. Após a instalação, é necessário atualizar as informações pessoais e objetivos profissionais.
A partir disso, o MTE explicou que é possível consultar em "vagas de emprego" se há alguma oportunidade de acordo com o perfil informado. Caso haja alguma vaga de interesse, basta selecionar e acompanhar os passos seguintes em "processos seletivos".
Para acessar o serviço, é necessário baixar gratuitamente o aplicativo da CTPS Digital na loja virtual de dispositivos IOS e Android. Outra opção é acessar pelo Portal Emprega Brasil.
Sobre o aplicativo
A CTPS Digital é o serviço mais utilizado do governo federal, com mais de 724 milhões de acessos em 2024. Até o momento, 81 milhões de trabalhadores já baixaram e acessaram o aplicativo, sendo 11 milhões apenas em 2023, de acordo com dados do MTE.
Além da intermediação de mão de obra, também está disponível na CTPS os serviços de: contratos de trabalho vigente, outros vínculos trabalhistas anteriores, apoio financeiro, abono salarial, seguro-desemprego, benefício emergencial, notificações de qualificação profissional, canal de denúncias trabalhistas e os extratos do Caged e do FGTS.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!