Cerimônia de posse dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores de Nova Friburgo será no dia 1º de janeiro
Solenidade terá dois momentos distintos: Câmara Municipal recepcionará os ritos dos vereadores e teatro municipal de prefeito e vice
A cerimônia de posse dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores de Nova Friburgo será no dia 1º de janeiro.
Representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, tomarão posse de seus mandatos para o período 2025-2028, no próximo dia 1º de janeiro, em rito que ocorrerá em duas etapas.
A sessão solene que empossará os 21 vereadores será comandada pelo vereador reeleito, Max Bill (MDB), às 11h, no Plenário Jean Bazet, na Câmara Municipal.
Já o prefeito reeleito, Johnny Maycon (PL) e o vice-prefeito, Rodrigo Ascoly (MDB), representando o Poder Executivo municipal, tomarão posse de seus mandatos às 16h, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura.
De acordo com o Regimento Interno da Casa Legislativa, o presidente da sessão convidará quatro vereadores de partidos diferentes para ocuparem os cargos da Mesa e chamará os parlamentares diplomados pelo nome.
Ainda de acordo com as regras, em seguida, ocorre o compromisso solene dos empossados, e os novos parlamentares terão até sete minutos, caso queiram se pronunciar.
Posses do Executivo
À tarde, no teatro municipal, ocorrerá a sessão solene de posse dos cargos de prefeito e vice-prefeito que também será presidida pelo mesmo vereador que conduziu a solenidade dos vereadores.
De acordo com o regimento, o atual presidente da Câmara convidará os dois representantes do Poder Executivo municipal a assinarem o livro de termo de posse e os declarará empossados. Eles também terão seu tempo de pronunciamento e, logo após, o evento será encerrado.
Composição da Mesa Diretora
Já na quinta-feira, 2, primeiro dia útil após as posses, a Câmara promoverá a sessão preparatória que elegerá o presidente do próximo biênio (2025-2026) e os demais membros da Mesa Diretora para um mandato.
De acordo com regimento da Casa, "a votação pode ser feita cargo a cargo ou por chapa, será precedida de um tempo aos candidatos a presidente para manifestarem suas propostas e compromissos frente ao Poder Legislativo. O voto será nominal e o candidato que obtiver o maior número de votos será consagrado vencedor".
A assessoria da Casa Legislativa informou ainda que os interessados poderão acompanhar a realização da posse pelo YouTube, no canal da TV Câmara ou Web Rádio Câmara.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!