Polícia investiga denúncia de envenenamento de inúmeros cães em Cantagalo
Prefeitura confirma que “aparecimento de animais mortos já ocorre há algum tempo”
A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro informou que uma investigação está em andamento na 153ª Delegacia de Polícia, em Cantagalo, na Região Serrana do Rio, para apurar as mortes de cães que teriam sido envenenados em localidades da cidade.
O assunto tem ganhado repercussão nas redes sociais através dos apoiadores da causa animal na região, como a página 'Adote Macuco', que denunciou os possíveis envenenamentos no distrito de Euclidelândia:
Há cerca de um mês, temos recebido inúmeros relatos de animais mortos por envenenamento no distrito.
A protetora de animais e jornalista Ingred Joia, responsável pela página 'Adote Macuco', disse à reportagem que teve conhecimento de ocorrências desse tipo em Santa Rita da Floresta e no centro de Cantagalo.
Quem também usou as redes sociais para denunciar esta situação foi a médica veterinária Josiane Leitão.
Em um vídeo publicado em 20 de junho, ela mostra um cão de rua que conseguiu ser socorrido a tempo. Porém, no mesmo dia, um outro cachorro morreu envenenado, como afirma a veterinária nas imagens.
Ao Portal Multiplix, Josiane confirmou o envenenamento dos animais que atendeu:
Neste período curto de semanas, atendi 12 animais envenenados! Somente quatro sobreviveram. Muitos não tiveram a chance de serem socorridos e morreram no local.
A veterinária afirma que fez uma denúncia na delegacia de Cantagalo e "aguarda providências".
No último sábado, 6, Josiane e um grupo de pessoas realizaram um ato de conscientização na cidade:
Este ato foi realizado para que a população tenha consciência de que envenenar animais também é crime, dá cadeia, e que precisamos denunciar!
Ato de conscientização feito por defensores da causa animal no último sábado, 6, em Cantagalo | Foto: Reprodução/Rede Social
Ainda na nota, a Polícia Civil confirma que “agentes realizam diligências para apurar as informações e esclarecer os fatos”.
O número de denúncias e animais que teriam sido envenenados não foi informado.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Cantagalo afirmou à reportagem que esse tipo de ocorrência não é recente no município:
O aparecimento de animais mortos já ocorre há algum tempo, porém tornaram-se mais frequentes a partir de junho/2023.
Segundo o Executivo, “a grande maioria dos animais mortos não têm donos (animais de rua). Quanto aos demais, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável busca junto com alguns dos respectivos donos identificar o responsável pelos crimes”.
A prefeitura ainda falou sobre como tomou conhecimento dos casos e como agiu:
A Prefeitura de Cantagalo (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) foi informada, por telefone, sobre os animais mortos, logo após o aparecimento dos primeiros casos. Assim que recebeu as denúncias, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi até os locais para verificar as mortes. Tentou identificar o responsável e registrou o caso na 153ª DP (Cantagalo).
Por fim, o governo de Cantagalo reafirma que ainda “não tem nenhuma confirmação que esses animais foram envenenados, pois não tem nenhum laudo informando se realmente os animais foram mortos por envenenamento”:
A Polícia Civil precisa recolher o animal, para mandar para perícia e então obter o laudo da causa da morte do animal.
Pelas redes sociais, a Prefeitura de Cantagalo orientou os moradores a denunciarem os crimes de maus-tratos à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável por ligações e WhatsApp (22) 98107-7977 ou pelo email meioambiente@cantagalo.rj.gov.br.
Além disso, o governo municipal reforça que “comunique também à polícia no caso de crime como envenenamento”.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!