Casos da Covid-19 e procura por autotestes disparam em Nova Friburgo; devo usar máscara?
Alta nas contaminações pelo coronavírus provocaram até o fechamento da Câmara de Vereadores nesta semana; veja o que diz uma infectologista

Um boletim divulgado na quinta-feira, 26, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que existe uma continuidade da tendência de aumento dos casos da Covid-19 em todas as regiões do Brasil. E essa realidade também é observada em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, onde a taxa de positividade dos testes feitos pelo SUS está subindo.
De acordo com o levantamento da Fiocruz, a Covid responde por 48% das ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas quatro semanas no país. No mesmo intervalo de tempo até a semana passada, eram 41%.
Já segundo os boletins divulgados pela Prefeitura de Nova Friburgo, a taxa de testes positivos realizados pelo SUS na cidade, que chegou a zerar no final de abril, agora está acima dos 20%.
Somente ontem, dos 226 exames feitos na rede pública do município, 56 confirmaram novos casos da Covid no município.
Alta nos casos de Covid-19 começa a refletir na ocupação dos leitos da rede hospitalar | Foto: Arquivo/Frank Martins
Ainda na quinta-feira, a ocupação dos leitos na rede hospitalar do município também voltou a subir. Nas enfermarias, chegou a 21,9% e na UTI atingiu a taxa de 15%, segundo a prefeitura. Até recentemente, esses índices estavam zerados ou próximos de zero.
Câmara Municipal foi fechada
O aumento é tão expressivo que resultou no fechamento da Câmara de Vereadores da cidade, após 24 pessoas, incluindo três vereadores, estarem contaminados pelo coronavírus.
De acordo com a assessoria do Legislativo, o prédio será reaberto na semana que vem, mas eventos e reuniões no plenário, à exceção das sessões de terça e quinta e com público reduzido, estão suspensos até o dia 3 de junho.
Venda dos autotestes em alta
Nas farmácias, o aumento de pessoas com sintomas de doenças respiratórias tem provocado uma alta na procura por autotestes de Covid-19.
“Aumentou cerca de 20% em relação ao período anterior ao Carnaval. Geralmente, são pessoas com sintomas que buscam um diagnóstico”, afirma Jeferson Vetoraci, que é balconista de uma farmácia localizada na praça Getúlio Vargas, no Centro.
Em outro estabelecimento, na rua General Osório, também no Centro, a farmacêutica responsável, Andréia Rafari, a venda desses exames que podem ser feitos em casa também subiu.
Chegou um momento que a gente quase zerou, mas cresceu nos últimos dez dias, de uma média diária de dois testes vendidos para algo em torno de 14 a 16 testes. No momento, não pretendemos aumentar estoque porque ele já é grande, mas estamos monitorando.
Para Andréia, a retirada da obrigatoriedade da máscara em diversos municípios foi antes da hora:
“Foi precipitado porque ainda não tínhamos zerado os casos, e temos uma grande parcela de pessoas que ainda não voltou para tomar as doses de reforço das vacinas”, avalia.
É hora de voltar com as máscaras?
Por isso, a infectologista Délia Engel é enfática ao recomendar o uso do item de proteção em locais fechados ou com aglomeração, como no transporte público:
“O número de casos em Friburgo aumentou muito, realmente. Máscaras devem ser usadas em locais fechados e deve haver sempre preocupação com melhorar a ventilação dos espaços, como escolas e academias”, orienta.
A médica alerta ainda que, embora a maioria da população tenha tomado pelo menos duas doses da vacina, o que garante maior proteção, a doença ainda pode ser grave em idosos e imunossuprimidos.
“E algumas manifestações posteriores ao quadro agudo, chamadas de Covid longa, podem acontecer em pacientes que apresentam quadros leves”, complementa.
Vacinação
Procura pelas doses de reforço está abaixo do esperado | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Em Nova Friburgo, a procura pelas doses de reforço (3ª e 4ª doses) está abaixo do esperado, como noticiado esta semana pelo Portal Multiplix. Quem ainda não tomou, pode procurar uma unidade de saúde de segunda, 30, a quinta-feira, 2.
Já as pessoas que não receberam a primeira aplicação ou perderam o prazo da segunda dose e não completaram o esquema vacinal, terão uma nova chance na repescagem, na terça-feira, 31.
A imunização infantil também continua no município, tanto com a Coronavac, quanto com a Pfizer pediátrica, na terça, quarta e quinta.
O que diz a Secretaria Municipal de Saúde
Em nota ao Portal Multiplix, a Secretaria Municipal de Saúde disse que a “gestão municipal acredita que não será uma nova onda de casos”, e que embora a positividade tenha aumentado, o número de internações continua baixo, o que mostra a eficácia da vacina.
A pasta reforçou que o uso de máscaras é recomendado em locais fechados e segue obrigatório em unidades de saúde, e que planeja novas datas de dias D de vacinação no município.
A prefeitura segue monitorando o cenário epidemiológico através das áreas responsáveis e não descarta que a obrigatoriedade seja retomada em toda a cidade:
"Caso seja analisado que há a necessidade, a gestão poderá retornar com a obrigação das máscaras."
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.