MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Teresópolis confirma normalização dos atendimentos de traumas leves e moderados a pacientes do SUS no Hospital das Clínicas

Reunião com representantes de todos os serviços de emergência da cidade foi marcada para esta terça, 6

Por Alice Wandrofski
06/08/24 - 16:10 Atualizada em 08/08/24 - 11:26
Prefeitura de Teresópolis confirma normalização dos atendimentos de traumas leves e moderados a pacientes do SUS no Hospital das Clínicas Hospital das Clínicas tem 34 salas de atendimento destinadas ao SUS, segundo o site da unidade | Foto: Reprodução/Unifeso

A Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, confirmou na tarde desta terça-feira, 6, que o atendimento para traumas leves e moderados no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) foi normalizado.

Na noite dessa segunda, 5, o governo municipal emitiu um comunicado à imprensa informando que "recebeu com preocupação" uma nota do HCTCO, em que a unidade de saúde afirmava que não atenderia mais pacientes "de traumas leves e moderados encaminhados pelo Samu e Corpo de Bombeiros".

A prefeitura chegou a dizer que a Beneficência Portuguesa e a UPA estavam oferecendo apoio enquanto o hospital não restabelecesse o serviço.

O governo finalizou o comunicado reiterando que "somente em 2023, o município transferiu cerca de R$ 100 milhões para o HCTCO, destinados ao custeio de diversos serviços de saúde para a população".

Em nota ao Portal Multiplix nesta terça-feira, o Executivo deu a seguinte resposta sobre o retorno do serviço:

O atendimento foi normalizado e retornado em todas as unidades hospitalares.

A prefeitura não deu mais detalhes sobre o motivo da suspensão dos atendimentos, mas afirmou que uma reunião está marcada ainda para esta terça, "com a participação de representantes de todos os serviços de emergência da cidade".

Essa reunião já tinha sido confirmada no comunicado do governo municipal à imprensa na noite de segunda, quando também foi informado que o Ministério Público acompanharia o encontro.

O que diz o MPRJ

Em nota enviada à reportagem, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva Núcleo Teresópolis, informou que foi comunicado nessa segunda, 5, "pelo Corpo de Bombeiros dessa restrição de atendimento", e complementou:

Em resposta ao comunicado, a promotoria se reuniu com representantes da corporação, da Secretaria de Saúde e da Procuradoria-Geral do Município (PGM). Além disso, foi enviado um ofício ao HCT solicitando esclarecimentos.

O MPRJ disse ainda na nota que "está ciente da reunião que será realizada no final do dia de hoje, 6, com o HCT. Contudo, como se trata de questão eminentemente contratual entre a prefeitura e a unidade hospitalar, não cabe participação da instituição".

Por fim, a promotoria ressaltou "que está acompanhando a situação e, caso não seja resolvida hoje, adotará as medidas necessárias para não deixar a população desassistida".

Novos pedidos de respostas

Na tarde dessa terça, 6, a reportagem também questionou o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) a respeito de como estão os encaminhamentos para a unidade de saúde e foi informada "que o quartel da área não recebeu orientação quanto a alteração do fluxo de pacientes".

Nessa quarta-feira, 7, solicitamos à Prefeitura de Teresópolis uma atualização sobre o que foi discutido na reunião e recebemos a seguinte resposta:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o fluxo normal de todos os atendimentos relacionados a traumas leves e moderados está mantido e assegurado, com anuência do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), Beneficência Portuguesa, 16º Grupamento de Bombeiro Militar e Samu.

Em nota enviada ao Portal Multiplix na noite dessa quarta-feira, 7, O HCTCO esclareceu que "o contrato com a Prefeitura Municipal de Teresópolis prevê o atendimento somente para traumas graves".

Sobre a reunião do dia 6, o hospital informou:

Após reunião de alinhamento, realizada ontem com a Secretaria Municipal de Saúde, foi definido que dentro do prazo de sete dias, esta secretaria deve definir o fluxo para os pacientes de traumas leves e moderados. Até lá, o HCTCO se compromete a realizar o atendimento de todos os traumas, apesar da não contratualização para tal.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.